Uma mobilização que reuniu mais de mil pessoas terminou em tragédia na madrugada desta terça-feira (7) em Marília (SP). O corpo de João Raspante Neto, de 13 anos, foi encontrado boiando em uma das lagoas do Centro de Tratamento de Esgoto Barbosa, na zona sul do município .
João, que era autista não verbal e tinha diagnóstico de nível 3 de suporte do Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava desaparecido desde o fim da tarde de segunda-feira (6). Ele havia saído de uma chácara da família no bairro Nova Marília 4, localizada a cerca de 1 km do local onde foi encontrado .
Como aconteceu
De acordo com o boletim de ocorrência e as investigações da Polícia Civil, o menino teria acessado a área restrita da estação — possivelmente pulando o portão — e escorregado na lona plástica que reveste a lateral de uma das lagoas de estabilização, caindo na água . Próximo ao corpo, foram encontradas roupas, um chinelo e um celular, todos pertencentes ao adolescente .
A Polícia Civil descartou, num primeiro momento, sinais de violência. O delegado Pedro Luís Vieira Machado afirmou que os indícios apontam para morte acidental por afogamento. Exames do Instituto Médico Legal (IML) devem confirmar a causa da morte .
Busca mobilizou a cidade
As buscas por João envolveram uma força-tarefa composta por Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, polícias Civil e Militar, além do grupamento aéreo Águia e dezenas de voluntários .
Segundo a Defesa Civil, mais de mil pessoas participaram das buscas, que cobriram uma área de aproximadamente 2,5 km². A operação contou com drones com visão noturna e varreduras em terrenos de difícil acesso .
Luto e comoção
A Prefeitura de Marília decretou luto oficial de um dia pela morte do menino. Em nota, o prefeito Vinicius Camarinha expressou pesar: “A cidade de Marília, que não dormiu essa noite, amanheceu em luto! Infelizmente! Nossos sentimentos aos familiares e amigos do pequeno João Raspante Neto” .
O irmão da vítima, o streamer Gustavo Rossi, também se manifestou nas redes sociais: “Gostaria de agradecer a todos que se compadeceram e se movimentaram para encontrar o meu irmão. Infelizmente, o João foi encontrado sem vida e agora está ao lado da minha família” .
Cerimônia de despedida
O sepultamento de João Raspante Neto está marcado para as 16h30 desta terça-feira (7), no Cemitério da Saudade, em Marília. O velório ocorre na sala 2 do Velório Municipal .
A Polícia Civil segue investigando o caso, que foi registrado como morte suspeita na Delegacia de Marília .
