A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (22), a Operação FIT no município de Valparaíso, interior de São Paulo, com o objetivo de combater a comercialização e a posse irregular de medicamentos controlados. A ação teve como foco produtos sem registro ou prescrição médica, incluindo as chamadas canetas emagrecedoras, que podem representar riscos à saúde da população.
Durante o cumprimento de mandados de busca, os policiais apreenderam diversos medicamentos mantidos de forma irregular, entre eles tramadol, analgésico de uso controlado, e tirzepatida, substância utilizada para emagrecimento e controle metabólico, cuja venda exige prescrição médica.
Em um dos endereços vistoriados, um técnico de enfermagem foi preso em flagrante, suspeito de envolvimento na prática criminosa relacionada à comercialização ou manutenção irregular dos medicamentos. O homem foi conduzido à delegacia e permaneceu à disposição da Justiça.
Em outro local, os policiais encontraram ampolas de tirzepatida com uma mulher, que afirmou utilizar o produto para uso pessoal. A versão apresentada por ela será apurada pela Polícia Civil no andamento das investigações, que irão verificar a origem e a legalidade da posse do medicamento.
A Polícia Civil destacou que operações como a FIT têm o objetivo de coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde pública, especialmente o uso e a venda de medicamentos sem controle adequado, e reforçou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.
