Resumo da notícia
- Agentes comerciais da GS Inima SAMAR participaram de treinamento com o Canil do 12º BAEP.
- Capacitação teve aulas teóricas e simulações práticas de situações envolvendo cães agressivos.
- Concessionária orienta moradores a manter os animais em local seguro durante visitas das equipes.
Agentes comerciais da GS Inima SAMAR participaram de mais uma edição do treinamento realizado em parceria com policiais militares do Canil do 12º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), em Araçatuba. A capacitação, realizada na segunda-feira (5), prepara os profissionais para situações de risco envolvendo cães durante visitas a imóveis.
Promovido anualmente, o treinamento busca ensinar os colaboradores a identificar sinais de alerta no comportamento dos animais, adotar medidas preventivas e saber como reagir diante de uma eventual situação de ataque.
Os agentes comerciais realizam diariamente serviços externos como leitura e adequação de hidrômetros, fiscalizações e outras atividades que exigem acesso ou aproximação de residências. Durante esse trabalho, podem encontrar cães soltos ou animais em situação de estresse.
Treinamento teve simulação de ataques
A capacitação foi dividida em etapas teórica e prática. Durante os exercícios, colaboradores voluntários utilizaram equipamentos específicos de proteção para reproduzir situações de ataque canino.
As simulações permitiram aos policiais demonstrar quais comportamentos são considerados mais seguros diante de um animal agressivo, além de apresentar orientações para evitar o confronto e explicar os procedimentos recomendados em caso de mordida.
Entre as principais medidas preventivas apresentadas durante o curso estão manter uma distância segura do animal, verificar se portões e portas estão devidamente fechados antes de entrar no imóvel e evitar qualquer atitude que possa provocar ou aumentar o estado de agitação do cão.
A supervisora comercial da GS Inima SAMAR, Camila Vidotto, responsável pela organização do treinamento, também participou voluntariamente da atividade prática.
“Apesar de nossos agentes receberem orientações frequentes sobre segurança, ainda podem ocorrer acidentes envolvendo cães durante as atividades do dia a dia. Por isso, esse treinamento é tão importante. Ele ensina, na prática, como agir para preservar a segurança de todos os envolvidos”, afirmou.
Moradores também podem ajudar a evitar acidentes
Além da preparação dos funcionários, a concessionária orienta os moradores a manterem os animais em local seguro enquanto as equipes estiverem realizando serviços no imóvel. Sempre que possível, também é recomendável informar previamente aos profissionais sobre a presença de cães na propriedade.
Outra medida preventiva é a utilização voluntária de placas para alertar sobre a presença de animais. Embora o Código Civil não estabeleça uma obrigação geral de instalação de placas com avisos como “Cão Bravo”, a legislação prevê responsabilidade do dono ou detentor pelos danos provocados pelo animal.
O artigo 936 do Código Civil estabelece que o dono ou detentor deve ressarcir o dano causado pelo animal, salvo quando conseguir demonstrar culpa da vítima ou ocorrência de força maior.
Segundo a GS Inima SAMAR, a colaboração dos moradores é importante para reduzir o risco de acidentes e preservar tanto a segurança dos profissionais quanto a dos próprios animais.

