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CONSUMO

Samar está entre as 20 empresas com mais reclamações no Procon de Araçatuba

A aposentada Cleuza Pereira,66, levou um susto quando recebeu a fatura de água no valor de R$ 215,74

A aposentada Cleuza Pereira,66, levou um susto quando recebeu a fatura de água no dia 21/10. O valor é de R$ 215,74, que segundo ela, alto demais em comparação às contas anteriores.

Na sua casa, de quatro cômodos, no bairro Atlântico 2, moram ela, o irmão que é portador de necessidades especiais e dois netos, um de 10 e outra de 5 anos. A renda mensal é garantida pela aposentadoria.

“Nem tem como eu usar tudo isso de água que estão me cobrando. Mês passado a conta veio mais de R$100. Eu fui até a Samar para tentar me cadastrar na tarifa social, mas me pediram tanta coisa que eu nem consigo ir atrás porque tenho que cuidar do meu irmão e dos meus netos”, comenta.

O empresário Diego Nagate Rodrigues, morador no bairro Dona Amélia, diz que sua conta quase triplicou em outubro e o consumo foi o mesmo do mês anterior.  Ele explica que foi orientado pela Samar a procurar vazamentos no imóvel.

“Contratei um encanador para verificar se houve vazamento e nada foi detectado. A Samar disse que só vou conseguir revisar essa conta se eu contratar uma empresa para fornecer um laudo do vazamento. Mas eu não tenho vazamento. Minha conta que vinha na média de R$ 230 está em R$ 580 e me informaram que terei que pagar de qualquer maneira”. Agora, o empresário informou que vai procurar o Procon para tentar revisar a cobrança.

Reclamações sobre cobrança indevida/abusiva da conta de água são os principais registros do atendimento no Procon de Araçatuba, referentes à empresa que presta o serviço de abastecimento de água na cidade.

Hoje, a GS Inima Samar ocupa a 18ª posição no ranking de atendimento do Procon, sendo a primeira empresa da cidade a aparecer na lista de atendimentos. Dos 22 registros em 2020, 17 foram de moradores que discordam dos valores cobrados pelo serviço de abastecimento de água. As outras reclamações são sobre serviços não concluídos e não fornecidos, da nos materiais e cobrança abusiva mediante constrangimento/ameaça.

Em relação à solução dos conflitos, a empresa aparece com um dos piores índices das 18 empresas com os maiores atendimentos no Procon, com 57,14% dos casos solucionados, perdendo apenas para o BANCO C6 CONSIGNADO S/A, que aparece na 14ª colocação de atendimento, com apenas 50% de índice de soluções.

Outro lado

Em nota, a assessoria de imprensa da GS Inima Samar informou que não concorda com o posicionamento do jornal ao afirmar que, embora a empresa apareça em 18º lugar no ranking do Procon, “é a primeira empresa da cidade a aparecer na lista, com o registro de 22 reclamações”.

“O ranking do Procon não tem o objetivo de classificar apenas empresas de Araçatuba, mas sim todas as que prestam serviços no município. Portanto, não há sentido em se fazer esse filtro pelo simples fato das outras empresas não terem suas sedes em Araçatuba”, afirmou a empresa.

A GS Inima Samar presta serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para uma população de 198 mil habitantes. São 77 mil imóveis e 924 mil faturas geradas em um ano. “Diante de números tão grandiosos, as 22 reclamações registradas junto ao Procon representam apenas 0,0024% do total de serviços prestados”.

A empresa afirmou, ainda que, cada reclamação é tratada com prioridade pela GS Inima Samar, buscando sempre chegar a um acordo que satisfaça ao cliente e que esteja dentro do regulamento que rege a prestação desses serviços.

No caso das reclamações pelo valor da fatura, a empresa orienta os clientes a procurar vazamentos em torneiras, válvulas e boias de caixa d’água, que, na maioria dos casos, são os responsáveis pelo aumento do consumo. Além disso, a empresa também oferece a possibilidade de parcelamentos para o pagamento da conta.

“Entre os casos encaminhados ao Procon existem aqueles que refletem apenas a insatisfação do cliente com o valor da fatura, sem fundamentos para a revisão dos valores. O baixo índice de reclamações acontece graças à iniciativa da GS Inima SAMAR em disponibilizar cada vez mais canais de comunicação com seus clientes, através do atendimento presencial, telefone 0800, chat online e whatsapp. Dessa maneira, clientes com dúvidas sobre suas faturas procuram diretamente a empresa para resolver seus problemas”, finalizou a empresa.

 

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