O Estádio Adhemar de Barros, em Araçatuba, recebeu na terça-feira (27) a etapa regional da SP.ACE (São Paulo: Astronomia, Ciências Espaciais e Engenharia de Foguetes), competição que reuniu 28 equipes de 16 escolas estaduais da região. A iniciativa proporcionou aos estudantes e professores a oportunidade de colocar em prática conhecimentos científicos por meio da construção e do lançamento de foguetes experimentais.
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o evento envolveu equipes dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e também grupos formados por professores.

As equipes participantes haviam conquistado classificação para essa fase da competição após desenvolverem seus projetos nas unidades escolares. Os foguetes passaram por etapas de planejamento, construção, testes e aperfeiçoamento antes dos lançamentos realizados em Araçatuba.
Durante a disputa, os participantes utilizaram conceitos de Física, Matemática, Química e Engenharia para desenvolver os equipamentos e buscar o melhor desempenho possível. Os lançamentos também permitiram avaliar os projetos, fazer ajustes técnicos e comparar os resultados obtidos pelas equipes.
Participação de 16 escolas
A competição contou com representantes das escolas Aimone Sala, Altina Moraes Sampaio, Arthur Leite Carrijo, Ary Bocuhy, Francisco Prudente Correa, João Arruda Brasil, Jorge Correa, José Arantes Terra, José Candido, Licolina Villela Reis Alves, Lídia Perri Barbosa, Maria Aparecida Balthazar Poço, Maria do Carmo Lelis, Nilce Maia Souto Melo, Olímpio Camargo e Vaniolê Dionysio Marques Pavan.
Além do desafio de alcançar boas distâncias nos lançamentos, a atividade estimulou habilidades como criatividade, raciocínio lógico, pensamento crítico, investigação científica e trabalho em equipe.
A proposta também está relacionada à aprendizagem baseada em projetos e à cultura maker, metodologia que incentiva os alunos a aprender por meio da criação, experimentação e desenvolvimento de soluções práticas.

Organização regional
A organização e o acompanhamento das atividades contaram com a participação dos profissionais da rede estadual Juliana Aparecida Lucindo Ferreira, Sthefanny Teixeira de Moura e William Casari de Souza, responsáveis pelos PECs.
A equipe também teve a coordenação de Patrícia Savóia Orsatti, CEC responsável, e de Marcelo Bevilacqua, chefe de departamento e dirigente regional de ensino.
A SP.ACE busca aproximar os estudantes das áreas de Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais, incentivando o interesse por carreiras científicas e tecnológicas. A etapa realizada em Araçatuba também promoveu a integração entre as escolas participantes e valorizou os projetos desenvolvidos por alunos e professores da rede estadual.

