A terça-feira (22), data que marca o início da primavera no Hemisfério Sul, será de tempo bastante instável em grande parte do estado de São Paulo. A previsão indica chuva de intensidade moderada a forte, acompanhada de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda pontual de granizo.
A instabilidade está associada à atuação de um cavado meteorológico e à passagem de uma frente fria pelo oceano. O cenário aumenta a possibilidade de temporais em diferentes regiões paulistas ao longo do dia.
Segundo a previsão meteorológica, os maiores acumulados de chuva são esperados principalmente nas regiões de Registro, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte e na Região Metropolitana de São Paulo.
Nessas áreas, a preocupação é maior porque o solo já apresenta saturação em razão das chuvas registradas anteriormente. Com isso, novos volumes elevados podem aumentar o risco de alagamentos, enxurradas e elevação dos níveis dos rios.
Capital terá máxima de 23°C
Na cidade de São Paulo, a previsão aponta temperaturas entre 16°C e 23°C nesta terça-feira. O tempo deve permanecer instável, com possibilidade de períodos de chuva ao longo do dia.
Em Eldorado, no Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar mínima de 13°C e máxima de 22°C.
A instabilidade também deve atingir outras áreas do estado, embora a distribuição e a intensidade da chuva possam variar de uma região para outra.
Alerta para áreas vulneráveis
Diante da previsão de chuva forte e do solo já encharcado em algumas regiões, permanece a recomendação de atenção para pontos historicamente sujeitos a alagamentos, enxurradas e transbordamentos.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas meteorológicos e evitar áreas de risco durante tempestades. O órgão estadual mantém canais de comunicação para informar sobre situações de emergência e recomenda que moradores de áreas vulneráveis adotem medidas preventivas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também indicou, na previsão climática para setembro, tendência de chuvas acima da média histórica em áreas do Sudeste, incluindo São Paulo.
Primavera começa nesta terça
A primavera começa oficialmente nesta terça-feira (22). Segundo informações meteorológicas divulgadas nesta segunda-feira, a estação terá início às 21h05 e deverá ser marcada pela alternância entre períodos de instabilidade, com chuva e temporais, e momentos de temperaturas mais elevadas.
Para situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A recomendação é evitar permanecer em áreas abertas durante tempestades, não atravessar ruas ou pontes com correnteza e procurar abrigo seguro ao primeiro sinal de raios e ventos fortes.

