A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realiza neste sábado (16) o segundo Mutirão do Implanon na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada dos Nobres. A ação é voltada a pacientes em situação de vulnerabilidade social, previamente agendadas, e tem previsão de atender até 120 mulheres.
O mutirão será realizado em parceria com a Zatti Saúde, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O implante anticoncepcional será inserido por uma equipe de médicos habilitados, sob a supervisão da ginecologista Maria Lúcia Marin Cominotti.
Antes do procedimento, as pacientes passarão por teste de gravidez, protocolo adotado antes de qualquer inserção do dispositivo. As mulheres também receberão orientações sobre saúde da mulher durante o atendimento.
A programação inclui ainda a oferta de testes rápidos para rastreio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A medida integra as ações de prevenção e cuidado voltadas ao público feminino atendido pela rede municipal.
O Implanon é um método contraceptivo subdérmico de alta eficácia e longa duração. O dispositivo é inserido sob a pele do braço e libera o hormônio etonogestrel no organismo por até três anos. Após esse período, ele deve ser retirado. A fertilidade retorna rapidamente depois da remoção.
Além do Implanon, está prevista a implantação do DIU de Mirena em 15 pacientes em situação de vulnerabilidade social, também previamente agendadas. O dispositivo intrauterino libera o hormônio progestágeno diretamente no útero e oferece contracepção de alta eficácia por até cinco anos.
A inserção do DIU de Mirena é considerada um procedimento rápido e seguro. O método atua engrossando o muco cervical e afinando o endométrio, o que ajuda a impedir a gravidez. Ele também pode reduzir significativamente o fluxo menstrual e as cólicas, sendo indicado em alguns casos para tratar sangramentos excessivos e endometriose.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a implantação do DIU de Mirena ocorre por meio de emenda impositiva do ex-vereador Wesley Monea dos Santos, no valor de R$ 73 mil. Ao todo, 64 mulheres serão beneficiadas com o dispositivo.
A secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa, afirmou que os mutirões buscam ampliar o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde da mulher. Segundo ela, ações de planejamento familiar contribuem para a prevenção da gravidez não planejada.
