A Prefeitura de Araçatuba abriu o cadastro para tutores interessados em participar de uma nova etapa do programa Castra+ São Paulo, que oferecerá mil castrações gratuitas de cães e gatos no município. A ação inclui também a microchipagem obrigatória dos animais atendidos.
Os procedimentos estão programados para ocorrer entre os dias 29 de abril e 3 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), localizada na área da Fazenda do Estado, no bairro Aviação. A iniciativa integra políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e ao controle populacional ético de cães e gatos.
O agendamento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do link oficial do programa. Após o preenchimento do cadastro, o tutor receberá por e-mail as orientações sobre data, horário e demais informações relacionadas ao atendimento do animal.
A ação é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Condefan) e articulação com o deputado federal Delegado Bruno Lima. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e proteção animal no município.
Além da castração, todos os animais atendidos receberão um microchip de identificação durante o mesmo procedimento. A medida permite maior segurança e rastreabilidade dos pets, além de contribuir para políticas públicas de controle populacional.
Segundo a Secretaria, os atendimentos serão realizados em unidades móveis do programa Castra+ São Paulo, que contam com estrutura equipada e seguem padrões técnicos estabelecidos pelo programa estadual para garantir qualidade e segurança nos procedimentos.
Serviço
Período: 29 de abril a 3 de maio
Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Endereço: Avenida Doutor Alcides Fagundes Chagas, 222 – Bairro Aviação
Inscrição: cadastro on-line pelo site do programa Castra+ São Paulo
Vagas: limitadas
