A Polícia Civil apreendeu cerca de 90 mil canetas emagrecedoras falsificadas na quinta-feira (19/2), em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Um homem de 26 anos foi preso em flagrante.
Segundo as investigações, ele era responsável por uma farmácia de manipulação que produzia e comercializava ilegalmente a substância vendida como medicamento para emagrecimento. A ação foi realizada após apuração sobre a fabricação e distribuição irregular dos produtos.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, no local foi encontrado um grande estoque de medicamentos manipulados de forma irregular, incluindo substâncias vencidas e itens sem prescrição médica.
Durante a fiscalização, os agentes localizaram mais de 80 mil frascos armazenados em câmara fria e outras 5,3 mil ampolas mantidas fora de refrigeração adequada. Nenhum dos produtos possuía identificação de paciente ou receituário correspondente, exigências previstas pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para manipulação individualizada de medicamentos.
Ainda conforme a SSP, foram encontrados insumos vencidos utilizados na fabricação das fórmulas, substâncias fracionadas sem identificação adequada, além de sanitizantes e matérias-primas com prazo de validade expirado. Parte do material apresentava vencimento entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026.
O caso foi registrado na Delegacia de Investigações sobre o Meio Ambiente de Santo André como falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos terapêuticos ou medicinais. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a extensão da distribuição dos itens apreendidos.
