Uma falha técnica generalizada afetou o acesso aos serviços de pelo menos oito grandes bancos e fintechs durante a manhã e início da tarde deste sábado (7). Milhares de clientes de instituições como Itaú, Santander, Nubank, Banco Inter, C6 Bank, PicPay, Banco do Brasil e Bradesco relataram problemas para usar aplicativos, fazer login e realizar transações, principalmente via Pix, por cerca de duas horas.
De acordo com o site de monitoramento Downdetector, foram registradas mais de 10 mil reclamações entre 11h30 e 13h30. Usuários relataram lentidão, indisponibilidade total dos serviços e mensagens de erro ao tentar acessar contas, gerando uma onda de críticas e preocupação nas redes sociais.
A maior parte dos serviços começou a retomar a normalidade por volta das 13h30. O Banco Central foi consultado e afirmou que seus sistemas operavam normalmente, indicando que a origem do problema não estava na autarquia federal.
Em resposta ao g1, o C6 Bank atribuiu a falha a um fornecedor externo. A instituição informou que a função Pix ficou indisponível entre 11h45 e 13h10 devido a essa interferência, que teria impactado várias empresas do setor. O Inter também confirmou instabilidades em “serviços de infraestrutura em nuvem que afetaram o mercado”, garantindo que, no momento da nota, seus serviços já estavam normalizados.
Outras instituições mencionadas, como Itaú, Santander, Nubank, PicPay, Banco do Brasil e Bradesco, não se pronunciaram oficialmente até o fechamento desta reportagem.
O incidente deste sábado reforça a dependência e a vulnerabilidade do sistema financeiro digital brasileiro a falhas concentradas em serviços terceirizados de nuvem, que servem a múltiplas instituições simultaneamente. Para os consumidores, o episódio serve como alerta para a importância de manter canais alternativos de acesso a serviços bancários essenciais.
