Em um lançamento que está dando o que falar, a Volkswagen introduziu no Brasil a nova Kombi elétrica, batizada de ID. Buzz. Contudo, o serviço de assinatura associado ao veículo, cotado a partir de R$ 12.990 por mês, está centrando o debate sobre os desafios da adoção de veículos elétricos no país. Com um custo anual que soma R$ 155.880, o modelo de assinatura está sendo considerado inacessível para a maioria dos brasileiros, apontando para uma exclusividade que pode afastar o consumidor médio da transição ecológica no transporte pessoal.
A Volkswagen parece apostar em um nicho de mercado de consumidores dispostos a pagar mais pela experiência nostálgica e por benefícios como manutenção inclusa, seguro total, documentação, e mais. O cliente, no entanto, deve atentar-se ao limite de quilometragem estabelecido por mês, que são de 1.500 km, 2.000 km, 2.500 km e 3.100 km. Dependendo do plano contratado, o valor mensal pode chegar aos R$ 17.890.
Dada a exclusividade do modelo e a proposta diferenciada de assinatura, apenas 70 unidades da ID. Buzz serão disponibilizadas inicialmente, marcando a estratégia da Volkswagen de introduzir o veículo de maneira gradual no mercado nacional. As assinaturas podem variar de 12 a 48 meses, permitindo flexibilidade para os usuários.
Porém, os clientes precisarão alugar ou adquirir à parte um wallbox de 7,4kW para recarregar o veículo, o que é essencial para a experiência completa do carro elétrico. A ID. Buzz está equipada com um motor de 204 cavalos de potência e uma bateria de 77kWh, oferecendo uma autonomia de até 424 km conforme o ciclo WLTP, atestando sua eficiência energética.
Com um comprimento de 4,71 metros, o ID. Buzz é o maior veículo da VW construído sobre a plataforma MEB, destacando-se por sua capacidade interna flexível. Internamente, o veículo apresenta um design minimalista, mas não deixa de lado equipamentos modernos de segurança, conforto e entretenimento, mantendo-se alinhado com as expectativas atuais do consumidor.

Para os entusiastas da estética, a Kombi elétrica não desaponta. Estará disponível em cores metálicas e também na nostálgica combinação “saia e blusa”, prometendo agradar tanto aos fãs da versão clássica quanto àqueles que procuram um visual mais contemporâneo.