Oi, o que você está procurando?

Pandemia

Movimento pede lockdown em Araçatuba ao prefeito Dilador Borges

Movimento Dialogue quer o bloqueio total das atividades para frear o avanço do novo coronavírus e também auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade

A presidente do Movimento Dialogue, Thainá Freitas, protolocou o oficio nesta quinta-feira (25), na Prefeitura - Foto: Divulgação

O Movimento Dialogue, de Araçatuba, encaminhou, nesta quinta-feira (25), ao prefeito Dilador Borges (PSDB), um ofício pedindo lockdown (bloqueio total das atividades) por um período de pelo menos 15 dias no município e auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade social, em função do aumento significativo de casos de Covid-19, assim como a falta de leitos e de oxigênio em várias cidades paulistas. 

“Isso tem preocupado governos e prefeituras, que têm adotado o lockdown como forma de conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus”, afirma a presidente do Movimento Dialogue, Thainá Freitas, que é estudante de Direito e Filosofia e servidora pública municipal. O bloqueio total das atividades foi adotado em municípios como Araraquara (SP), Américo Brasiliense (SP), Santa Lúcia (SP), Uberlândia (MG) e Ipameri (GO).

O ofício, que foi protocolado no início desta tarde, na Prefeitura, cita o aumento das mortes – somente este ano, foram confirmados 203 óbitos, quase o mesmo número registrado durante todo o ano de 2020, quando 207 pessoas de Araçatuba perderam a vida para a Covid-19. Entre os dias 1º e 24 de março de 2021, foram 113 mortes, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

“Isso indica alto risco para um colapso na saúde municipal e aumento da velocidade de disseminação do vírus, que tem se revelado letal inclusive para pessoas que não apresentam comorbidades e não são grupos de riscos”, afirma o documento.

Thainá cita também que o número de famílias em situação de vulnerabilidade aumentou muito, pois muitos perderam o emprego e o comércio está fechado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, houve aumento de 121% de pessoas atendidas nos centros de referência desde o início da pandemia,

A presidente do Dialogue defende que a Prefeitura pense em medidas auxiliares para famílias que ficaram desamparadas ou desempregadas devido ao agravamento da pandemia, principalmente os lares chefiados por mulheres. “Devido ao atual cenário, é urgente que se pense uma forma de apoio econômico a essas famílias”, disse.

Além do decreto de lockdown, o movimento pede que o município atue junto ao Governo Federal para que se conceda provisoriamente todos os pedidos de Bolsa Família pendentes em Araçatuba, assim como os benefícios de prestação continuada, de auxílio doença e também a liberação de um auxílio emergencial municipal para todos os inscritos no Cadastro Único.

Omitir-se em um momento como esse implica sem dúvida responsabilidade não apenas da perspectiva política e jurídica, mas sobretudo da perspectiva histórica”, afirma o documento encaminhado ao prefeito. 

O Movimento Dialogue foi criado para ser um mecanismo de organização política e popular da juventude local. Em 2020, o movimento, que tem em média cem membros, elegeu o Vereador Wesley da Dialogue (Podemos), que exerce um mandato coletivo na Câmara Municipal de Araçatuba.

Em nota, o prefeito Dilador Borges disse que sempre seguiu as recomendações da Saúde, baseado na ciência. “Atualmente, Araçatuba segue uma restrição maior do que a imposta pela Fase Emergencial do Plano São Paulo. O resultado dessa restrição deve surtir afeito após 14 dias, sendo assim, ela será novamente avaliada pela Comissão de Saúde e administração, e se necessário, imporá mais restrições ou não, a depender dos números que serão revistos na próxima semana. A atitude do vereador Wesley Monea é louvável, demonstra estar preocupado com a saúde da população, o prefeito sempre irá ouvir os pedidos e junto com a Comissão avaliar o que é melhor para a cidade”.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
27