Oi, o que você está procurando?

medicina

Santa Casa de Araçatuba abre inscrições para o processo seletivo de Residência Médica

Ao todo serão 25 vagas; Cardiologia é a novidade da grade 2021

Estarão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, atividades de especialização reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Podem se inscrever médicos formados em todo o território nacional por faculdades oficiais reconhecidas e os formados no exterior com diploma revalidado por universidades autorizadas pelo MEC. As inscrições poderão ser realizadas no site da Consesp (www.consesp.com.br).

A abertura de uma vaga anual para a especialidade de Cardiologia é uma das novidades do processo seletivo. Para concorrer à vaga é necessário que os interessados tenham concluído residência de Clínica Médica. O curso terá dois anos de duração e será supervisionado pela cardiologista clínica Vilma Neri Shinsato.

“A Cardiologia de Araçatuba vai crescer muito com a Residência Médica de Cardiologia da Santa Casa, que já tem um serviço completo da especialidade, o que facilita muito o treinamento desses profissionais”, define Shinsato, ao afirmar que sente “muito orgulho de estar junto nesse projeto”.

Outra novidade é relacionada à Ortopedia e Traumatologia. Ao contrário do ano passado, o processo seletivo da especialidade será organizado pela Fundação Carlos Chagas que aplicará prova do SUS-São Paulo. A mudança ocorre porque as bolsas para a especialidade são fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Vagas

O quinto processo seletivo para Programas de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba terá um total de 25 vagas distribuídas em nove especialidades: Cardiologia (1); Cirurgia Geral (3); Clínica Médica (6); Ginecologia e Obstetrícia (4); Medicina Intensiva Pediátrica – o pr é-requisito é ter concluído Residência em Pediatria – ( 1); Neonatologia – o pré-requisito é ter feito residência de Pediatria – (1); Ortopedia e Traumatologia (2); Pediatria (4); e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2).

Com exceção da Ortopedia, o processo seletivo das demais especialidades será realizado pela Consesp (www.consesp.com.br), no dia 2 de dezembro de 2020, em duas etapas: prova objetiva pela manhã e entrevista à tarde.

Os candidatos para as especialidades de acesso direto responderão a 80 questões de múltipla escolha e os de pré-requisito a dez questões dissertativas da especialidade do pré-requisito.

O resultado final está previsto para divulgação em 28/12/2020. As matrículas ocorrerão a partir de 10 de fevereiro de 2021 e as atividades dos novos médicos residentes terão início em 1º de março de 2021.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Araçatuba, Rafael Saad informa que em decorrência da pandemia do coronavírus, “durante a avaliação dos candidatos, serão adotadas as medidas necessárias para garantir distanciamento social entre os candidatos”

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!