Oi, o que você está procurando?

justiça eleitoral

Coligação de Dilador tenta censurar debate desta quarta-feira em Araçatuba

Nesta terça-feira (10) os advogados da Coligação de Dilador Borges e da vice Edna Flor entraram com uma representação eleitoral tentando censurar o debate que está sendo organizado pelo Regional Press, TVC, Band FM e 28ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

A Coligação “Construindo juntos uma nova cidade”, do prefeito Dilador Borges e da vice Edna Flor, candidatos à reeleição, está tentando censurar o debate desta quarta-feira (11) com a participação confirmada de sete candidatos à Prefeitura de Araçatuba, exceto a do próprio Dilador, cuja assessoria havia encaminhado nota na semana passada informando que ele não irá participar porque já tinha outros compromissos na agenda.

Nesta terça-feira (10) os advogados da Coligação de Dilador Borges e da vice Edna Flor, Ermenegildo Nava e Guilherme Nava, entraram com uma representação eleitoral censurando o debate que está sendo organizado pelo Regional Press, TVC, Band FM e 28ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento está marcado para esta quarta-feira, às 20h, e será realizado no salão de eventos do Multi Shop, com transmissão ao vivo pelo canal 21 da Claro TV (TVC), sites do Regional Press e TVC e nas páginas dos dois veículos no facebook.

Na representação, os advogados tentam impedir a participação dos candidatos Laine Martins (PTC) e Flávio Salatino (PV), alegando que os partidos dos mesmos não têm a representatividade mínima de cinco representantes no Congresso Nacional.

No entanto, na própria representação eles citam trecho que deixa claro ser um item facultativo, e não proibitivo. Confirmaram presença no debate os candidatos Cido Saraiva (MDB), Domingos Andorfato (PTB), Flávio Salatino (PV), Filipe Fornari (Podemos), Laine Martins (PTC), Paulo Sanda (PSol) e Sebastião Júnior (PT).

Os organizadores, tendo em vista que outros debates não tiveram a participação dos dois candidatos, entenderam que seria uma forma democrática de assegurar o direito aos eleitores de assistirem a um debate com todos os candidatos, motivo pelo qual decidiu estender o convite a todos.

A reunião onde foram apresentadas as regras para os candidatos e/ou seus representantes aconteceu na sexta-feira, dia 6. Apenas representantes do candidato Dilador Borges não compareceram e enviaram comunicado justificando que ele não iria participar do debate, mesmo sabendo da importância, porque já tinha outros compromissos em sua agenda.

Cadeira vazia

No mesmo dia, a comissão organizadora enviou as regras do debate para que eles tomassem ciência. Entre as regras, aprovadas por unanimidade entre os participantes, sendo que a exigência legal seja de aprovação de pelo menos 2/3, consta que o candidato ausente poderá ter pergunta direcionada na mesma quantidade dos demais candidatos, sendo que neste caso, será mostrada a cadeira vazia e o adversário que fez a pergunta poderá escolher um outro candidato e formular uma nova pergunta, devido à ausência de quem havia escolhido.

A regra foi determinada para que a população possa saber qual pergunta o candidato teria vontade de fazer, mesmo que o adversário esteja ausente. No entanto, na representação, os advogados pedem que a mediadora seja proibida de liberar direcionamento de pergunta ao candidato ausente e que a produção não mostre a cadeira vazia que seria a vaga de Dilador Borges.

A comissão organizadora informa que todas as regras foram formuladas com base na legislação eleitoral e o debate devidamente registrado junto à Justiça Eleitoral. Também entende que será oportuna a participação de todos os candidatos e lamenta que apenas um não irá participar, e ainda tenta censurar o formato democrático com que o debate foi formulado, visando proporcionar de forma clara aos eleitores as propostas e ideias dos candidatos que pretendem administrar Araçatuba nos próximos quatro anos.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!