Oi, o que você está procurando?

LEVANTAMENTO

Araçatuba registra mais de mil acidentes com escorpiões no ano

De acordo com a Prefeitura, até o dia 23 de outubro, foram registrados 1.113 acidentes

© Divulgação/Ministério da Saúde

O número de acidentes com escorpiões aumentou neste ano em Araçatuba (SP) em relação ao mesmo período do ano passado. A situação preocupa porque uma picada do animal pode levar a morte, principalmente em crianças.

De acordo com a Prefeitura de Araçatuba, até o dia 23 de outubro, foram registrados 1.113 acidentes e nenhuma morte foi registrada. No ano passado, ao todo, foram 1.058 casos, também sem mortes.

Segundo a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba Talita Bragança, o cuidado tem de ser redobrado durante o período de calor e chuvas.

Em época das chuvas, os escorpiões costumam se abrigar nas residências. El es preferem locais secos, por isso, em tempo chuvoso, o número de casos de acidentes aumenta.

Outro fator que leva ao aparecimento do bicho tem relação com baratas, porque elas também buscam locais mais secos e os escorpiões vão atrás delas em busca de alimentos.

Talita diz que colocar telas nas janelas e ralos, sempre olhar sapatos antes de calça-los, sempre bater a roupa de cama, lençol e retirar restos de obra em casa são importantes atos de prevenção.

“O controle mecânico é o mais eficaz, não tem um controle químico aprovado pelo Ministério da Saúde. O importante então é vedar ralos e frestas da casa e não ter um ambiente propício para o escorpião ficar abrigado dentro das casas. A melhor maneira é a prevenção mesmo”, afirma.

O morador que quiser denunciar um terreno baldio com sujeira e possível abrigo para escorpiões pode ligar no CCZ. O telefone é o (18) 3636-1084.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!