Oi, o que você está procurando?

enfrentamento ao coronavírus

Araçatuba terá sistema de testagem rápida de Covid-19

Profissional prepara amostra para realizar exame de covid-19

A Prefeitura de Araçatuba passa a integrar o projeto Plano de testagem COVID-19 Sistema Hilab e faz parcerias com o Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan, para promover um inquérito epidemiológico através de testes sorológicos da COVID-19. O município de Araçatuba contará com 9.700 testes rápidos, a serem realizados através de coleta de sangue venoso.

O processo chamado Inquérito Soro-epidemiológico visa levantar dados sobre a imunidade ou contato com vírus em grupos específicos de pessoas assintomáticas, de acordo com as normas da Secretaria Estadual de Saúde.

“A secretaria de Saúde entende que este projeto vem fortalecer as ações de enfrentamento à pandemia e conta com a colaboração, pois, para o êxito dessas ações é fundamental o envolvimento dos grupos selecionados”, informou a Prefeitura, por meio de nota à imprensa.

 A testagem em indivíduos assintomáticos tem o objetivo de compor estratégia ampla de resposta à pandemia, identificando a extensão da transmissão da doença em determinadas populações ou grupos populacionais, por meio da identificação de resposta imunológica.

O inquérito epidemiológico permite traçar ações mais efetivas no controle da doença e conhecer o panorama da pandemia no município. É importante também para a recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e divulgação de informações pertinentes.

Público-alvo

Para definição do público-alvo, foi levada em conta a ordem de prioridades prevista pela Deliberação CIB (Comissão Intergestores Bipartite) n.55/2020. Já na fase 2, a proposta é contemplar os grupos de maior risco de contrair infecção conforme a sua ocupação, definida através da avaliação do Comitê Operacional de Emergência (COE), formado por uma equipe técnica que tem acompanhado e traçado ações contra a Covid-19, desde março deste ano, coordenada pela Secretaria de Saúde de Araçatuba.

A testagem em indivíduos será realizada duas fases. A fase 1, já sendo realizada por adesão, atinge trabalhadores da saúde, prioritariamente do SUS (entende-se por trabalhadores da saúde todos aqueles que exercem qualquer função dentro de uma Unidade de Saúde, incluindo os serviços terceirizados); trabalhadores da Segurança Pública Municipal, população privada de liberdade (PPL) e instituições de longa permanência. A proposta é coletar 250 testes diariamente.

A fase 2, em elaboração,  atinge maior variedade de grupos: motoristas de transporte público, de aplicativo, táxi e moto-táxi; entregadores de compras por aplicativos ou delivery; cursos de saúde das universidades; feirantes; profissionais de saúde autônomos e da rede privada; trabalhadores de supermercados; coletores de recicláveis da Acrepom; coletores de lixo; funcionários funerárias e coveiros; trabalhadores de postos de combustíveis; servidores das secretarias municipais de Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos; Fundo Social de Solidariedade e fiscais de Postura (municipais).

Coleta e processamento

A coleta dos profissionais de saúde será realizada preferencialmente na própria unidade. Para os serviços que precisam de indicação de postos de coleta o responsável irá elencar os profissionais e encaminhar por e-mail do serviço de regulação, que fará o agendamento. A análise do material biológico coletado será feita por equipe e tecnologia fornecida pela Hilab.

 O resultado do exame, que terá laudo realizado por um profissional da Hi Technologies, é enviado ao celular e e-mail do paciente informados no cadastro, e pode ser consultado também nas UBS. O resultado apresenta-se como reagente ou não reagente para as variáveis IgM/IgG. O laudo conta também com recomendações acerca do resultado.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!