Oi, o que você está procurando?

Pandemia

Laboratório de Araçatuba é credenciado para diagnóstico da Covid-19

Triatox é o primeiro da região com credenciamento do Instituto Adolfo Lutz utilizando o método PCR em tempo real

Marcos Roberto Ferrari Machado é bioquímico e diretor do laboratório (Foto: Divulgação)

O laboratório de análises clínicas e toxicológicas Triatox é o primeiro da região de Araçatuba (SP) a ser credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para oferecer o diagnóstico para a Covid-19, por PCR em tempo real. Na prática, a medida significa que o laboratório pode emitir laudos das amostras processadas em seu espaço sem necessitar passar por contraprova no instituto.

O exame permite a identificação precoce do vírus nas vias aéreas superiores do paciente. A coleta pode ser feita a partir do terceiro dia de sintomas, e o resultado é entregue em até três dias. O bioquímico e diretor do laboratório, Marcos Roberto Ferrari Machado, explica que o diagnóstico auxilia na tomada de decisões relativas à saúde da pessoa infectada.

“Como muitos dos sintomas da Covid-19 se assemelham a de um resfriado comum (febre, tosse seca, problemas para respirar), a melhor maneira de confirmar a infecção é por meio de um teste específico. No caso do PCR, a resposta para o paciente é agilizada, auxiliando no isolamento e no tratamento do indivíduo infectado”, explica Machado.

A coleta pode ser feita precocemente, a partir do terceiro dia após o início dos sintomas, uma vez que o teste identifica o vírus no período e, que está ativo no organismo, possibilitando a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

O exame

Utilizado em laboratórios desde 1983, o nome completo do exame, RT-PCR, vem do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction. Ele pode ser aplicado em diversas áreas da pesquisa e do diagnóstico, como detecção viral.

O exame por RT-PCV é considerado padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, e é baseado na ampliação e detecção do RNA do agente causador d Covid-19, o vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe. Na presença do material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal de fluorescência que, captado pelo equipamento de PCR em tempo real, é traduzido em resultado positivo. Neste caso, a suspeita de Covid-19 é confirmada.

O exame de PCR-RT deve ser realizado o mais precocemente possível, porque a carga viral costuma ser mais alta na primeira semana da doença, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas, podendo ser coletada até o décimo dia.

O Laboratório

As primeiras atividades do laboratório começaram em 1974, passando à administração de Marcos Roberto Ferreira Machado em 1995. Localizado na rua Tiradentes, 359, no Centro de Araçatuba – (18) 3623-4006 – o Triatox atende toda a região, com estrutura especializada para atender diferentes idades e solicitações.

O laboratório realiza os diversos exames nas áreas de bioquímica, citologia, enzimologia, hematologia, micologia, microbiologia, parasitologia, teste de DNA, saúde ocupacional, sorologia, toxicologia e urinálise, entre outros.

A qualidade dos resultados fornecidos pelo Triatox é comprovada pela certificação Diamante, grau máximo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), renovada mensalmente pelo laboratório há mais de 20 anos.

Além disso, a tecnologia de ponta é de extrema importância para garantir maior precisão no resultado. Por isso, o Laboratório Triatox investe constantemente em aparelhos tecnológicos modernos, além de contar com equipe de profissionais altamente qualificados.


Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!