Oi, o que você está procurando?

BENDITA LÍNGUA

Endemia, epidemia e pandemia

HÉLIO CONSOLARO*

Vamos entender as palavras dessa nossa época apocalíptica. O radical -demia significa “povo”, “demo”. Desse mesmo radical vem democracia, mas nada tem a ver com demônio; em termos médicos, significa uma doença que atinge toda uma população.

Quando o coronavírus ainda era uma epidemia na China, significava que a doença pertencia a um país, estava em alta entre os chineses. Este é o sentido de “epi-“.

A Organização Mundial da Saúde, órgão da ONU, demorou para rotular a doença de “pandemia”, somente quando ela atingiu a Europa. O sufixo “pan” significa “todo o possível, todo”, como nos Jogos Panamericanos, todos os países americanos. Se o coronavírus foi classificado como pandemia é porque havia tomado grande parte do mundo. Doença com caráter global.

Anunciante

Mas há também a “endemia”, com o prefixo “en-“ que significa “interior”, doença do próprio lugar, faz parte da região, como a malária na Amazônia; mas isso não quer dizer que não precisa ser combatida.

 

Hélio Consolaro é professor de Português*

SERVIÇO DE TIRA-DÚVIDAS:

Anunciante

www.benditalingua.blogspot.com.br

[email protected]

Zap: 18 99786 9445

Anunciante
Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!



Anunciante