Oi, o que você está procurando?

Saiba Mais

Sesc Birigui tem programação de carnaval com shows, oficinas e intervenções

Ô abre alas, que o bloco do Sesc Birigui vai passar! Shows, espetáculos, oficinas, aulas abertas e intervenções carnavalescas
acontecem gratuitamente e divertem o público, de 1 a 5 de março. O artista plástico Alessandro Moura abre as portas da programação com a oficina Bonecos Gigantes de Carnaval, sexta, dia 1, às 18h, e sábado e domingo, dias 2 e 3, às 10h, na Sala Múltiplo Uso 2.

A aula tem como objetivo a construção coletiva de três boneco com quatro metros de altura. Desafiador, né? Para participar, é preciso se inscrever pelo Portal Sesc. Sábado, dia 2, o Bloco da Gaf anima a tarde com marchinhas carnavalescas de Chiquinha Gonzaga a Haroldo Lobo, e a formação comtempla percussão, bateria, contrabaixo e vozes. Ninguém vai ficar parado na Área de Convivência, às 16h. É só chegar e cair no samba.

No período da manhã e também da tarde acontecem duas oficinas: Colares de Carnaval e Ressignicando a folia.

A proposta da primeira é auxiliar as crianças na confecção de cordões com materiais leves e coloridos, às 10h30, no Espaço de Brincar. Já a segunda, pretende promover a reflexão dos participantes sobre a necessidade do consumo e descarte de materiais durante o período do carnaval e sobre os estereótipos que a festa cria. Sábado e domingo, dias 2 e 3, às 13h30, na Sala Múltiplo Uso 2. As inscrições podem ser feitas pelo Portal Sesc.

Domingo, dia 3, a programação começa agitada, com a aula aberta de Ritmos de Carnaval, às 10h, na Sala de Ginástica Multifuncional. As palhaças do Circo de SóLadies chegam à Área de Convivência com a intervenção Bloco Loco Unidos Seguiremos!, às 15h. Na sequência, às 16h, também na Área de Convivência, a cantora Adriane Calixto  apresenta seu repertório aos amantes do samba. As oficinas continuam a todo vapor, com Confecção de Ganzáscom material reciclável e Chapéus carnavalescos, às 10h e 13h30, respectivamente.

Na segunda, dia 4, o destaque fica para o show Folia Solta: Baile de Carnaval das Crianças, com o grupo Fio da Meada. Os pequeninos vão remexer os esqueletos com canções que misturam o frevo, maracatu e ciranda, às 16h, na Área de Convivência.

À tarde, oficinas de maquiagem e adereços de carnaval despertam a criatividade da galera. Na terça, dia 5, o show-baile Carnaval Turbilhão encerra a programação de carnaval com as marchinhas mais famosas do carnaval, às 16h, na Área de Convivência. A apresentação não é recomendada para menores de 14 anos.

Confira as atividades que integram a programação de carnaval em 2019:

oficina

Bonecos Figantes de Carnaval 

-Com Alessandro Moura

Construção coletiva de três bonecos com quatro metros de altura e um metro e meio de largura. Os participantes irão vivenciar todas as
etapas da construção dos três bonecos gigantes. Os bonecos poderão ser usados nos shows de Carnaval do Sesc Birigui.

Dia 1/3, sexta, das 18h às 21h e dias 2 e 3/3, sábado e domingo, das 10h às 13h

Sala múltiplo uso 1

A partir de 12 anos

Grátis  – Inscrições pelo portal Sesc

oficina

COLARES DE CARNAVAL

– Com instrutores do Sesc

Com materiais leves e coloridos, as crianças poderão fazer seus colares junto com os adultos acompanhantes para brincar no carnaval.

De 2 a 5/3, sábado a terça, das 10h30 às 12h
Espaço de Brincar
Até 6 anos
Grátis

curso

RESSIGNIFICANDO A FOLIA

Com Ateliê TransMoras

A maioria dos materiais consumidos durante a produção de fantasias para o carnaval são descartados em larga escala, além da construção de estereótipos e opressão que a festa cria. Esta atividade propõe a reflexão a respeito da necessidade de consumo e descarte dos materiais utilizados na confecção das fantasias, além da discussão da seguinte questão: “Porque o carnaval não pode ser uma verdadeira celebração dos corpos sem opressão e livre de construções estereótipos?”.

DIAS 2 E 3/3, SÁBADO E DOMINGO, DAS 13H30 ÀS 17H30

SALA MÚLTIPLO USO 2
A PARTIR DE 12 ANOS
GRÁTIS – INSCRIÇÕES PELO PORTAL SESC

show

BLOCO DA GAF

Variadas expressões musicais brasileiras trazidas dentro de um show irreverente que se originou como proposta de estudos e pesquisas sobre a maior festa cultural do Brasil, o Carnaval. O bloco vem com a formação de sopros, vozes, percussão, bateria, cavaquinho e contrabaixo e levará ao público releituras das mais tradicionais marchinhas carnavalescas de Chiquinha Gonzaga a Haroldo Lobo, Lamantine Babo e Mario Lago.

DIA 2/3, SÁBADO, DAS 16H ÀS 17H30
ÁREA DE CONVIVÊNCIA
LIVRE
GRÁTIS

aula aberta

RITMOS DE CARNAVAL

Com Danilo Ribeiro

Aula vinculada ao Programa de Ginástica Multifuncional (GMF), onde todos estão convidados a dançar ritmos diversos e se divertir nesta super aula.

DIA 3/3, DOMINGO, DAS 10H ÀS 11H
SALA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL
A PARTIR DE 12 ANOS
GRÁTIS
oficina

CONFECÇÃO DE GANZÁS COM MATERIAL RECICLÁVEL

Com Adriane Calixto

A oficina proporciona para as crianças, de forma lúdica, o desenvolvimento da percepção sobre os elementos musicais, oferecendo uma experiência que estimule o interesse dos pequenos pela música.

DIA 3/3, DOMINGO, DAS 10H ÀS 12H
SALA MÚLTIPLO USO 2
A PARTIR DE 8 ANOS
GRÁTIS – ENTREGA DE SENHAS COM 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA.

oficina

CHAPÉUS CARNAVALESCOS

Com a Giralua Cia. de Artes

Com papel de diferentes gramaturas, emborrachados, fitas, lantejoulas e tecidos, os participantes irão confeccionar um chapéu para sua
fantasia de carnaval.
DIA 3/3, DOMINGO, DAS 13H30 ÀS 16H30
ÁREA DE CONVIVÊNCIA
A PARTIR DE 10 ANOS
GRÁTIS

intervenção

BLOCO UNIDAS SEGUIREMOS!

Com Circo di SóLadie

Um grupo de palhaças sai do circo para brincar no carnaval e se dão conta do machismo contido nas marchinhas. De uma maneira divertida e irreverente, elas subvertem a lógica e convidam o público a cantar o mais novo repertório do Circo di SóLadies.

DIA 3/3, DOMINGO, DAS 15H ÀS 16H
ÁREA DE CONVIVÊNCIA
LIVRE
GRÁTIS

show
ADRIANE CALIXTO

A cantora e instrumentista bauruense possui um registro vocal grave e articulado, que tem no samba seu dom natural. Adriane contribuiu para a abertura de shows de sambistas consagrados, como Leci Brandão e Tunico da Vila.

DIA 3/3, DOMINGO, DAS 16H ÀS 17H30

ÁREA DE CONVIVÊNCIA
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
GRÁTIS

oficina

ADEREÇOS E ENFEITES DE CARNAVAL
Com o grupo Fio da Meada

O público é convidado a confeccionar seus próprios adereços de carnaval. Máscaras, golas, bonecos, chapéus, braceletes e outros acessórios para compor sua fantasia! Depois é só curtir a folia!

Dia 4, segunda, às 11h
Área de Convivência
10 anos
Grátis

oficina
Maquiagem e personagens da folia

Com o grupo Fio da Meada

As crianças poderão experimentar maquiagens de personagens clássicos do carnaval, como o Pierrô, os Passistas de Frevo, a Colombina, o Arlequim, o Rei Momo e claro, outros personagens que tenham apreço e queiram “vestir” no carnaval.

Dia 4, segunda, às 13h30
Área de Convivência
Livre
Grátis

show

FOLIA SOLTA: BAILE DE CARNAVAL DAS CRIANÇAS

Com o grupo Fio da Meada

Um baile para sacudir o esqueleto dos pequenos e dos grandões com frevo, maracatu, choro, ciranda, brincadeiras e muita alegria. Os
músicos Alan Silva, Deva Mille, Márcio Bá e Rafael Martelli, e a atriz e Poliana Savegnago, conduzirão a folia com releituras de ritmos que fazem parte do ciclo carnavalesco.

DIA 4/3, SEGUNDA, DAS 16H ÀS 17H30
ÁREA DE CONVIVÊNCIA
LIVRE
GRÁTIS

show

CARNAVAL TURBILHÃO

Um show-baile com as marchinhas mais famosas do carnaval, comandado pelo cantor e compositor paulistano Mauricio Pereira, da banda Os Mulheres Negras.

DIA 5/3, TERÇA, DAS 16H ÀS 17H30

ÁREA DE CONVIVÊNCIA
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
GRÁTIS

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!