O Tribunal do Júri da Comarca de Araçatuba condenou, nesta quinta-feira (1), Taíse Rodrigues Carvalho e João Paulo Nascimento Jacinto pelo assassinato de Nathan Felipe Bernardes Machado, jovem de 19 anos morto a tiros em fevereiro de 2021. A sessão foi presidida pelo juiz de Direito Carlos Gustavo de Souza Miranda, no Fórum da cidade.
A ré Taíse Rodrigues Carvalho foi sentenciada a 21 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão em regime inicial fechado. O réu João Paulo Nascimento Jacinto recebeu a pena de 30 anos e 4 meses de reclusão, também em regime inicial fechado. O conselho de sentença reconheceu a materialidade do crime e a responsabilidade de ambos nas qualificadoras de pagamento/promessa de recompensa e de recurso que dificultou a defesa da vítima.
De acordo com os autos do processo, o crime ocorreu em 04 de fevereiro de 2021, por volta das 22h56, na Travessa das Araras, no Bairro Aviação, em Araçatuba. A investigação apontou que Taíse atuou como mandante e financiou o homicídio por vingança, pois a vítima era filho do homem que havia assassinado o pai da acusada — homicida este que já havia sido julgado e condenado pela Justiça.
Para executar o plano, a ré contratou João Paulo Nascimento Jacinto mediante o pagamento de R$ 5.000,00. O executor efetuou diversos disparos de arma de fogo em plena via pública contra Nathan, que não teve oportunidade de defesa. Um terceiro envolvido no caso, Carlos Augusto Rodrigues do Prado, teve o processo desmembrado e já havia sido julgado e condenado anteriormente.
Na dosimetria da pena, o magistrado destacou a intensa culpabilidade, a premeditação e o modus operandi dos acusados, frisando a gravidade de contratar “matadores de aluguel” e o risco gerado à coletividade na via pública. Com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a soberania dos veredictos do Júri, o juiz determinou a execução imediata das condenações e a manutenção das prisões preventivas dos réus.

