Resumo da notícia
- Dos 101.478 votos nominais para deputado federal em Araçatuba, 62.119 foram destinados a candidatos de fora da cidade.
- Os sete candidatos locais somaram 39.359 votos no município, o equivalente a 38,8% dos votos nominais.
- Lucas Pavanato foi o candidato de fora mais votado em Araçatuba, com 13.630 votos.
Um levantamento sobre o comportamento do eleitorado de Araçatuba nas eleições de 2026 mostra que a maior parte dos votos nominais para deputado federal foi destinada a candidatos de fora do município. Dos 101.478 votos dados diretamente a candidatos, 62.119 foram para nomes que não integravam a lista de sete candidatos de Araçatuba, o equivalente a 61,2% do total.
Os sete candidatos de Araçatuba somaram, juntos, 39.359 votos dentro do município, representando 38,8% da votação nominal para deputado federal. Na prática, para cada dez votos dados diretamente a candidatos ao cargo, aproximadamente seis foram destinados a nomes de outras cidades.
O levantamento do RP10 considera como candidatos locais os sete nomes que disputaram a Câmara dos Deputados com domicílio eleitoral em Araçatuba: Alex Guru (Republicanos), Cido Saraiva (Avante), Flávio Salatino (PRD), Edna Flor (Podemos), Ícaro do Atamor (MDB), Nei Giron (DC) e Netinho Maia (PSB).
Pavanato recebeu 13,6 mil votos na cidade
Entre os candidatos de fora, Lucas Pavanato (PL) teve, de longe, o maior desempenho em Araçatuba. Ele recebeu 13.630 votos no município e terminou como o segundo candidato a deputado federal mais votado entre todos os concorrentes na cidade, atrás apenas de Ícaro do Atamor.
Na sequência entre os candidatos de fora aparecem Erika Hilton (PSOL), com 3.559 votos; Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL), com 3.364; Renato Bolsonaro (PL), com 1.995; Sâmia Bomfim (PSOL), com 1.636; e Kim Kataguiri (Missão), com 1.583.
Também tiveram votação expressiva no município Márcio Alvino (PL), com 1.405 votos; Enrico Misasi (MDB), com 1.224; Sargento Nantes (PP), com 1.150; e Guilherme Piai (Republicanos), com 1.004.
Somente os dez candidatos de fora mais votados dessa relação receberam 30.550 votos em Araçatuba, praticamente metade dos 62.119 votos destinados a nomes de outros municípios.
Centenas de candidatos receberam votos em Araçatuba
A pulverização não ficou restrita aos candidatos mais conhecidos. Segundo o levantamento, 681 candidatos a deputado federal receberam pelo menos um voto em Araçatuba.
Como sete deles eram os candidatos considerados locais, isso significa que 674 candidatos de fora receberam ao menos um voto de eleitores araçatubenses.
Os 50 candidatos de fora mais votados concentraram 49.512 votos, correspondentes a aproximadamente 79,7% dos 62.119 votos destinados a candidaturas não locais. Os demais votos ficaram espalhados por centenas de candidatos.
O volume chama atenção especialmente porque Araçatuba terminou novamente a eleição sem conseguir eleger diretamente um representante para a Câmara dos Deputados ou para a Assembleia Legislativa.
Ícaro liderou votação para federal na cidade
Apesar da maioria dos votos ter ido para candidatos de fora quando consideradas todas as candidaturas, o candidato individualmente mais votado para deputado federal dentro de Araçatuba foi Ícaro do Atamor (MDB).
Ele recebeu 20.966 votos somente no município. No Estado de São Paulo, Ícaro terminou a eleição com 27.726 votos, mas não conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Dentro de Araçatuba, outros candidatos locais também figuraram entre os mais votados. Edna Flor teve 7.284 votos no município, Cido Saraiva recebeu 5.398 e Flávio Salatino, 2.933.
Mesmo com esses desempenhos, a soma dos sete candidatos locais ficou em 39.359 votos, contra 62.119 destinados aos candidatos de fora — uma diferença de 22.760 votos.
Cenário foi diferente para deputado estadual
Quando o mesmo levantamento é feito para deputado estadual, o comportamento do eleitorado muda significativamente.
Araçatuba teve 97.724 votos nominais para o cargo. Desse total, 66.246 foram destinados aos sete candidatos locais, representando aproximadamente 67,8%, enquanto 31.478 votos, ou 32,2%, foram para candidatos de fora.
Nesse caso, a maior concentração nos nomes locais foi impulsionada principalmente pelas votações de Dilador Borges (PSD) e João Pedro Pugina (PL). Dilador recebeu 35.484 votos dentro de Araçatuba e Pugina, 20.270. Apesar do desempenho no município e da votação obtida em todo o Estado, ambos terminaram na suplência.
Entre os estaduais de fora, Eduarda Campopiano (PL) foi a mais votada em Araçatuba, com 3.946 votos, seguida por Professora Bebel (PT), com 1.367; Eduardo Suplicy (PT), com 1.224; Sofia Favero (PSOL), com 1.083; e Carlos Giannazi (PSOL), com 1.066.
Voto de fora não explica sozinho ausência de deputado
Os números revelam uma forte dispersão dos votos de Araçatuba, especialmente na disputa para deputado federal, mas não permitem concluir que o município teria eleito um representante caso todos esses votos fossem direcionados a candidatos locais.
A eleição para deputado federal e estadual segue o sistema proporcional. A definição das cadeiras depende não apenas da votação individual, mas também do desempenho dos partidos e federações em todo o Estado, do quociente eleitoral e da posição de cada candidato dentro de sua legenda.
Assim, os 62.119 votos destinados a candidatos de fora ajudam a dimensionar quanto do eleitorado de Araçatuba optou por nomes sem vínculo eleitoral direto com o município, mas uma eventual concentração desses votos não significaria automaticamente a eleição de um deputado local.
O levantamento considera exclusivamente votos nominais, ou seja, aqueles dados diretamente aos candidatos. Votos de legenda, brancos e nulos não fazem parte da comparação entre candidatos locais e de fora.

