Araçatuba recebe nesta terça-feira (15) uma oficina de cinema gratuita voltada a crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos. A atividade será realizada a partir das 12h30, no CEU das Artes – Estação de Cultura e Esportes “Takeshi Ussui”, no Jardim Atlântico.
A iniciativa faz parte do Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som (MIS) voltado à formação e à difusão cultural. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em Araçatuba, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com duração de quatro horas, a oficina propõe uma experiência prática de produção audiovisual. Ao longo da atividade, os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma cena, trabalhar na gravação e participar da criação de um curta-metragem.
Produção em plano único
Com o título “Take 1 – Ação!”, a oficina ensinará os participantes a criar e gravar uma cena com duração entre dois e cinco minutos utilizando apenas um plano, ou seja, sem cortes durante a gravação.
A proposta é fazer com que os próprios participantes desenvolvam as diferentes etapas da produção. Ao final, será realizado um curta-metragem criado, dirigido, gravado e interpretado pelo grupo.
A câmera também será utilizada de maneira criativa para registrar informações que normalmente aparecem nos créditos de uma produção audiovisual. Durante a gravação, serão produzidas imagens e sons relacionados ao título do filme, aos nomes dos participantes e a outros elementos da realização.
Dessa forma, a atividade permite que os participantes conheçam, de maneira prática, diferentes funções envolvidas na produção cinematográfica, desde a concepção da cena até a atuação e a gravação.
Oficina será ministrada por cineasta
A capacitação será conduzida pelo cineasta Christian Saghaard, que atua há mais de três décadas em festivais e projetos relacionados à exibição audiovisual. Ele também trabalha como coordenador de oficinas e mostras de cinema, além de realizar curadorias e programações.
Saghaard integra o Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
Como diretor, realizou o telefilme “A Grávida da Cinemateca”, exibido pela TV Cultura e produzido com recursos de edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Ao longo da carreira, o cineasta também recebeu premiações nacionais e internacionais por trabalhos dirigidos para cinema, incluindo produções de longa, média e curta-metragem.
Serviço
Oficina “Take 1 – Ação!”
Data: terça-feira, 15 de setembro
Horário: a partir das 12h30
Duração: quatro horas
Local: CEU das Artes – Estação de Cultura e Esportes “Takeshi Ussui”
Endereço: Jardim Atlântico, Araçatuba
Público: crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos
Participação: gratuita
A programação integra as ações do Pontos MIS destinadas à formação cultural e à aproximação do público com o cinema e outras linguagens audiovisuais.

