A Semana da Luta da População em Situação de Rua começou nesta segunda-feira (17), em Araçatuba, com o sarau PopRua, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A programação reúne atividades voltadas à expressão, convivência, saúde, acesso à Justiça e fortalecimento de vínculos.
Durante o sarau, usuários do Centro POP apresentaram textos, poesias e desenhos produzidos a partir de suas próprias histórias e experiências. A atividade também abordou situações enfrentadas pela população em situação de rua, como violações de direitos, preconceito, discriminação e violência.
Segundo a coordenadora do Centro POP, Viviane Velozo Borges, as ações socioeducativas são utilizadas como ferramenta para fortalecer vínculos sociais e ampliar a participação comunitária.
“A realização de ações socioeducativas com a população em situação de rua constitui uma importante estratégia de fortalecimento dos vínculos sociais, de convivência e de participação comunitária”, afirmou.
Programação segue até sexta-feira
A programação continua nesta terça-feira (18), com uma atividade esportiva no Estádio Municipal Adhemar de Barros. A iniciativa terá apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação.
Na quarta-feira (19), a Defensoria Pública oferecerá atendimento jurídico aos usuários do Centro POP. A proposta é facilitar o acesso à Justiça e orientar os participantes sobre seus direitos.
As ações relacionadas à saúde estão previstas para quinta-feira (20). Profissionais do Consultório na Rua e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) vão realizar palestras e atividades sobre cuidados com a saúde.
A semana será encerrada na sexta-feira (21), com uma confraternização destinada aos usuários atendidos pelo Centro POP.
A programação ocorre em referência ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 15.187, de 4 de agosto de 2025, e faz referência ao episódio conhecido como Massacre da Sé, ocorrido em São Paulo, em 2004.
Memória do Massacre da Sé
O episódio que deu origem à data ocorreu em agosto de 2004, na região da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Pessoas em situação de rua foram atacadas enquanto dormiam. Sete morreram e outras oito ficaram feridas. O caso passou a ser lembrado como Massacre da Sé e se tornou um marco na mobilização pela defesa dos direitos dessa população.
A data de 19 de agosto passou a ser utilizada pelos movimentos sociais como referência para ações de conscientização e reivindicação de direitos. Em 2025, o dia foi instituído oficialmente como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.
Em Araçatuba, o secretário municipal de Assistência Social, Edson Neves Terra Júnior, afirma que a programação também busca estimular a participação dos usuários nas atividades e fortalecer aspectos relacionados à autonomia e à convivência.
“O objetivo desta semana é refletir com a população em situação de rua sobre suas vivências e histórias de vida, visando estimular a autoestima, a autonomia, a criatividade e a convivência comunitária”, disse.
Atendimento no Centro POP
O Centro POP é uma unidade especializada no atendimento à população em situação de rua. Em Araçatuba, o serviço funciona na Rua Junqueira Freire, nº 327, no bairro Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo a Prefeitura, a unidade atende entre 30 e 40 pessoas por dia. O espaço oferece atendimento técnico especializado com assistentes sociais e psicólogas, além de café da manhã, lavanderia e local para banho e cuidados de higiene pessoal.
O serviço também realiza encaminhamentos para outras políticas públicas e serviços especializados, com ações direcionadas à garantia de direitos e à reinserção social.
A atuação integrada entre assistência social, saúde e outros serviços públicos é prevista nas políticas de atendimento à população em situação de rua. O IBGE também destaca que informações sobre esse grupo são importantes para o planejamento de políticas públicas e para a organização da rede de proteção.
A programação especial segue em Araçatuba até sexta-feira (21), com atividades distribuídas ao longo da semana.

