A Prefeitura de Araçatuba creditou, na manhã de terça-feira (30), os salários referentes ao mês de junho e a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. Ao todo, a medida colocou R$ 36,2 milhões em circulação na economia local, representando um dos maiores aportes financeiros realizados pelo município no primeiro semestre deste ano.
Além de garantir o pagamento dentro do último dia útil do mês, a antecipação do benefício ocorre em um período considerado estratégico para o comércio. A expectativa é que os recursos movimentem segmentos como vestuário, alimentação, serviços e o comércio em geral, ao mesmo tempo em que ofereçam aos servidores a possibilidade de quitar dívidas, reorganizar o orçamento familiar ou realizar novos investimentos.
Segundo a administração municipal, o pagamento é resultado do planejamento financeiro adotado pela atual gestão. A manutenção do calendário de pagamentos também atende a uma reivindicação apresentada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba (Sisema), além de solicitações encaminhadas por vereadores.
A secretária municipal da Fazenda, Claudia Sato, afirmou que a antecipação demonstra o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e valorização dos servidores públicos. De acordo com ela, a gestão conseguiu conciliar o cumprimento dos compromissos financeiros com a manutenção da saúde das contas públicas, refletindo uma administração baseada em planejamento e eficiência.
O prefeito Lucas Zanatta destacou que a antecipação da primeira parcela do 13º salário é fruto da organização financeira desenvolvida ao longo dos últimos meses. Segundo ele, além de beneficiar diretamente os servidores municipais, a medida contribui para fortalecer a atividade econômica de Araçatuba ao ampliar a circulação de recursos no comércio e no setor de serviços.

