A Polícia Militar e o Ministério Público realizaram, na manhã desta terça-feira (7), uma operação conjunta em Araçatuba com o apoio do Projeto VIDA, ferramenta tecnológica utilizada para auxiliar o cumprimento de mandados de prisão e a fiscalização de pessoas submetidas a medidas impostas pelo Poder Judiciário.
A ação, que segue em andamento, tem como objetivo fortalecer o cumprimento das decisões judiciais e ampliar a efetividade das ações de segurança pública por meio da localização, identificação e fiscalização de pessoas que possuem obrigações determinadas pela Justiça.
Segundo a Polícia Militar, o Projeto VIDA possibilita o acompanhamento de indivíduos sujeitos a medidas judiciais, permitindo verificar se as condições estabelecidas em decisões judiciais estão sendo efetivamente cumpridas. A ferramenta é utilizada como apoio às forças de segurança e aos órgãos do sistema de Justiça, contribuindo para a execução de mandados e para o monitoramento de pessoas que devem observar restrições determinadas pelo Judiciário.
A operação reúne equipes da Polícia Militar e integrantes do Ministério Público, em uma atuação coordenada voltada ao cumprimento de ordens judiciais expedidas pela Justiça. Até o momento, os órgãos envolvidos não divulgaram informações sobre o número de mandados cumpridos, pessoas localizadas ou eventuais prisões realizadas.
Coletiva apresentará resultados
Os detalhes da operação serão apresentados durante uma entrevista coletiva marcada para as 10h desta terça-feira, na sede do Ministério Público, em Araçatuba.
Participam da coletiva representantes da Polícia Militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário, que deverão apresentar um balanço da ação, explicar o funcionamento do Projeto VIDA e divulgar os resultados obtidos durante a operação.
A expectativa é que sejam informadas as medidas judiciais fiscalizadas, a quantidade de mandados cumpridos e outros dados relacionados ao trabalho desenvolvido pelas instituições envolvidas.

