Duas mulheres, mãe e filha, de 68 e 36 anos, residente no bairro Nova York, em Araçatuba, procuraram a Polícia Civil e denunciaram terem sido vítimas de ameaças e extorsão durante uma cobrança de dívida em Araçatuba. O caso foi registrado no Plantão Policial como crime de extorsão.
De acordo com o boletim de ocorrência, as vítimas relataram que, no início de 2024, realizaram um empréstimo de aproximadamente R$ 41,9 mil junto a um homem. Conforme o relato, as partes teriam ajustado o pagamento mensal de juros de 6% sobre o valor devido.
Ainda segundo as mulheres, a partir de dezembro de 2025, elas teriam enfrentado dificuldades financeiras e deixado de cumprir alguns dos valores ajustados. O homem, então, teria passado a cobrar o pagamento de forma insistente e intimidatória.
O caso teria se agravado em 1º de junho de 2026, quando, segundo o relato registrado pela polícia, uma das vítimas teria sido ameaçada e pressionada a assinar um documento de confissão de dívida. A mulher afirmou que temeu que a situação evoluísse para medidas mais graves.
Na tarde de 15 de julho, dois homens teriam comparecido ao endereço das vítimas para realizar a cobrança. Conforme o boletim, eles afirmaram estar agindo a mando do homem apontado como credor. Um dos envolvidos teria dito que receberia 40% do valor cobrado, mas que havia aceitado realizar a cobrança por 20%.
As vítimas informaram aos homens que já havia um boletim de ocorrência registrado por extorsão. Segundo o relato, um dos cobradores teria demonstrado preocupação ao tomar conhecimento da situação, enquanto o outro teria permanecido discutindo a cobrança.
No local há câmeras de monitoramento que podem ter registrado a presença e a atuação dos dois homens. Uma das vítimas relatou ainda preocupação com a segurança dela e de sua família.
O caso foi registrado como extorsão, e a ocorrência foi encaminhada para outra unidade policial, que deverá prosseguir com a apuração dos fatos. A investigação deverá verificar as circunstâncias das ameaças, a origem da cobrança e a eventual participação dos envolvidos.

