A Prefeitura de Guararapes realizará, entre os dias 26 e 29 de maio, o “Arrastão Contra a Dengue”, uma mobilização voltada ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa ocorrerá em cinco bairros do município, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito e reforçar a conscientização da população.
Segundo a administração municipal, os trabalhos terão início diariamente a partir das 7h da manhã e contemplarão os bairros Vila Medeiros, Jardim Iguatemi, Jardim Europa, Loteamento São Paulo e Residencial dos Ipês.
Durante a ação, equipes farão o recolhimento de materiais que possam acumular água e servir de ambiente para a proliferação do mosquito. A orientação é para que os moradores dessas regiões coloquem os itens nas calçadas antes da passagem das equipes.
Entre os objetos que poderão ser descartados estão latas, pneus, garrafas PET, garrafas retornáveis, lonas, sacolas plásticas, pias, tanques, vasos sanitários, pratos de plantas, eletrodomésticos sem uso, como fogões e geladeiras antigas, além de entulhos, galhos e outros materiais que possam reter água da chuva.
De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, os principais focos encontrados durante as inspeções continuam sendo pneus, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais e ralos externos — locais frequentemente negligenciados e que favorecem a reprodução do mosquito.
Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que Guararapes já contabilizou 102 casos positivos de dengue entre janeiro e maio de 2026, reforçando a necessidade de intensificação das ações preventivas no município.
A administração municipal destaca que a participação da população é considerada fundamental para o sucesso do mutirão, uma vez que grande parte dos criadouros do mosquito costuma estar dentro dos quintais e residências.
Além da remoção de objetos que acumulam água, as autoridades de saúde orientam os moradores a manter caixas d’água fechadas, limpar calhas regularmente, evitar recipientes expostos ao tempo e verificar semanalmente possíveis pontos de água parada nos imóveis.
