Um brasileiro natural de Ilha Solteira, no interior de São Paulo, morreu enquanto atuava no conflito entre Ucrânia e Rússia. Leonardo Ribeiro Santos estava no leste europeu há cerca de cinco meses e lutava ao lado das forças ucranianas. A confirmação da morte chegou à família apenas nesta segunda-feira (29), dias após o ocorrido.
De acordo com informações preliminares, o falecimento teria acontecido na sexta-feira (26), mas as circunstâncias ainda não foram oficialmente esclarecidas. Parentes relatam que seguem em busca de detalhes sobre o episódio e iniciaram os trâmites necessários para tentar trazer o corpo de Leonardo de volta ao Brasil.
Embora seja paulista de nascimento, Leonardo viveu por anos em Mato Grosso do Sul. Ele morou nas cidades de Coxim e São Gabriel do Oeste e trabalhou em uma concessionária de energia elétrica no estado. Em Coxim, ainda reside sua única filha, de 7 anos.
Desde o início da guerra, em 2022, diversos brasileiros — entre civis e ex-militares — viajaram para a Ucrânia motivados por diferentes razões, como convicções pessoais, promessas financeiras ou a busca por experiência em cenários de conflito. Muitos, no entanto, se depararam com a complexidade e os riscos extremos de uma guerra de alta intensidade.
O caso de Leonardo se soma a outros registros de brasileiros mortos no front ucraniano, reforçando o impacto humano do conflito que já se estende por mais de três anos e continua a deixar vítimas de várias nacionalidades.
