A Páscoa deste ano promete ser uma das mais lucrativas dos últimos tempos para os pequenos negócios brasileiros. Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae-SP aponta que os consumidores estão dispostos a gastar 22% a mais em suas compras pascais, em comparação com o ano anterior, um aumento real que já leva em conta a inflação de 4,5% registrada nos últimos 12 meses.
Esta elevação nos gastos representa uma excelente notícia para aproximadamente 187 mil micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) espalhados pelo país. Segundo o estudo, a intenção de compra inclui, em média, de dois a quatro presentes, principalmente em estabelecimentos de pequeno porte, destacando-se os ovos de Páscoa e chocolates, preferidos por 71% e 62% dos consumidores, respectivamente.
O cenário econômico atual, caracterizado pelo recuo no desemprego, tem um papel fundamental nessa expectativa otimista, conforme explica Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP. “O consumidor sente-se mais seguro para gastar nesta Páscoa, motivado pelo poder de compra fortalecido e um clima econômico favorável, apesar da alta da inflação observada em fevereiro.”
Os chocolates artesanais lideram as preferências dos consumidores de pequenos negócios, com 38% da demanda, seguidos pelos recheados (20%) e pelos produzidos com ingredientes de alta qualidade (15%). Além da qualidade do produto e do preço, os consumidores se deixam influenciar significativamente por recomendações de conhecidos (56%) e por informações encontradas no Instagram (53%).
Dentre os MEIs que mais se beneficiarão desta temporada, encontram-se os que atuam como minimercados, mercearias, padarias (tanto de produção própria quanto de revenda), varejistas de doces e fabricantes de derivados do cacau e chocolates.
Com a maioria dos consumidores (53%) preferindo realizar suas compras de forma presencial e o cartão de crédito sendo a forma de pagamento mais popular (62%), seguido pelo PIX (55%), esta Páscoa se desenha não apenas como um momento de celebração, mas também como uma oportunidade de recuperação e crescimento para os pequenos negócios em todo o Brasil.
A pesquisa
A pesquisa “Páscoa e pequenos negócios” foi elaborada a partir de duas sondagens. A sondagem com consumidores, pessoas físicas, foi realizada por e-mail entre 20 e 26 de fevereiro. A segunda sondagem, com a opinião dos empreendedores, foi feita por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade.