A Diocese de Araçatuba celebra a sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, com missas, novenas, gestos concretos e muita oração. E nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, as 34 paróquias se programam para uma série de atividades em honra à Mãe intercessora do Brasil.
Muitas paróquias promovem desde o dia 3 de outubro a Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida. Paróquias como a Sant’Ana, em Araçatuba, São José, em Piacatu, São Sebastião, em Andradina, entre outras, promoveram estes encontros e também gestos concretos, como a doação de alimentos.
Outras paróquias celebraram a preparação para a Festa da Padroeira do Brasil por meio de tríduos com missas, dentre elas a Paróquia Santo Antônio, em Coroados, e São Benedito e São Cristóvão, em Birigui.
Dia da Padroeira
No dia 12 de outubro, cidades como Araçatuba, Guaraçaí e Lavínia celebram também a Mãe Aparecida como padroeira dos respectivos municípios.
Nesta quinta-feira (12), haverá a oração do Santo Terço 45 minutos antes da Santa Missa, as quais serão celebradas às 10h e às 19h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba. A Santa Missa da noite será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy.
Em Guaraçaí, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida , que celebra os seus 85 anos de fundação em 2023, promoveu diversas festividades em honra à Mãe Aparecida. A Santa Missa ocorre às 8h e depois as crianças terão o momento festivo, às 10h . Já em Lavínia, haverá Santa Missa às 17h, e procissão com a imagem da padroeira.
Em outras paróquias, tradicionais festividades e celebrações novamente serão promovidas. Em Valparaíso e Bento de Abreu ocorrerá, a partir das 5h a Santa Missa em honra à Mãe Aparecida, na capela do mesmo nome, em Valparaíso. A comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
Após a Santa Missa, os fiéis caminham por cerca de 20 quilômetros até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Bento de Abreu, onde ocorrerá a bênção final.