Começa na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, a primavera no hemisfério sul. É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono.
De acordo com informações do Observatório Nacional, a determinação das estações é fundamentada na maneira como os raios solares incidem nos hemisférios. Durante a primavera no hemisfério sul, os dias se alongam enquanto as noites se encurtam, culminando no dia mais longo do ano no início do verão, em 22 de dezembro.
Essa variação na duração dos dias e noites é mais perceptível quanto mais nos afastamos da linha do equador. Nas regiões próximas a essa linha imaginária, as características estacionais são quase imperceptíveis.
O fenômeno das diferentes estações do ano é resultado da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Além disso, as datas dos solstícios e equinócios variam anualmente devido a motivos astronômicos, como, por exemplo, o período entre dois equinócios ser menor que um ano sideral.
Com o intuito de alinhar com as estações, o Calendário Gregoriano, que se orienta pelo ano trópico, engloba anos bissextos. Isso, por sua vez, provoca sutis alterações nas datas que marcam o início das estações a cada ano.