A NASA deixou os entusiastas do espaço e astrônomos coçando a cabeça com um intrigante “ponto de interrogação” cósmico descoberto em uma imagem de infravermelho de alta resolução capturada pelo telescópio James Webb Space. As informações são do site Tecno Insider.
Esta imagem singular (veja imagem em destaque), retratando duas estrelas em formação ativa conhecidas como Herbig-Haro 46/47, a míseros 1.470 anos-luz da Terra, apresenta um elemento astronômico intrigante. Basta aplicar zoom no centro inferior da foto uma interrogação avermelhada nos é apresentada.
Apesar de os astrônomos não saberem exatamente do que se trata essa interrogação estelar, a forma e a cor do objeto podem fornecer algumas pistas. Talvez seja a natureza exibindo seu senso de humor ou, mais provavelmente, pode se tratar de duas galáxias em processo de fusão. A maior pode estar sendo distorcida devido à atuação de forças gravitacionais. Com o universo sempre mudando, nunca se sabe o que pode surgir a seguir, mesmo que seja uma simples interrogação.
“Dada a cor de algumas das outras galáxias de fundo, esta não parece ser a pior explicação”, acrescenta o astrônomo. “Apesar de as fusões serem caóticas, objetos de lóbulos duplos com caudas curvas que se estendem para longe deles são muito típicos.”
Por enquanto, teremos que nos contentar com essa explicação. Afinal, como Carl Sagan sempre dizia, “Nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer“, e parece que o cosmos tem uma pergunta para nós!