Guto Ferrarezi
Comandados por João Pedro Ferreira, os atletas João Dias, Bruno Góis, Luis Davi e Guilherme Montanhez, de Valparaíso (SP) realizam o primeiro torneio independente de vôlei, “Quadrangular de Férias”, no dia 13 de agosto, no Ginásio Municipal de Esportes.
A ideia de organizar o evento, segundo Ferreira, deve-se à falta de campeonatos ligados ao vôlei na cidade. Quatro equipes vão participar do torneio, com o apoio do município, que vai disponibilizar o local dos jogos, a arbitragem e as medalhas.
No período da manhã, será realizada a fase classificatória entre as equipes. À tarde será a fase eliminatória, com premiações para o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto lugares.
Para os organizadores do evento, o objetivo é incentivar a prática do vôlei, por isso o convite é estendido a toda a população da cidade e região, para que prestigiem o torneio.
Histórias
Em entrevista ao RP10, os atletas contaram como começaram no esporte. Ferreira iniciou no vôlei perto dos 15 anos de idade. Após observar outras pessoas jogando, resolveu começar e com o tempo foi convocado para campeonatos, representando o município de Valparaíso.
Para ele, um dos momentos mais marcantes foi a conquista dos Jogos Regionais de 2017, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP).
E foi justamente naquele ano que Dias se inscreveu nas aulas de vôlei da escola, após observar os colegas jogarem, tornando-se capitão da equipe em 2019.
Góis, por sua vez, também iniciou a prática do esporte ao observar os atletas de sua escola. Após a pandemia, começou os treinamentos e, com o incentivo do seu professor, Fernando Gonçalves, optou por continuar praticando. Atualmente, joga aos finais de semana com os amigos, momento que servem como uma terapia para ele.
Davi revelou que sempre teve o contato com a modalidade, pois sua mãe e outros parentes gostam e praticam o esporte. Deste modo, seguiu para o time da cidade. Ele viajou com o município para diversos campeonatos e até mesmo chegou a realizar testes para seguir carreira.
Em Lençóis Paulista (SP), chegou a ser aprovado em uma seletiva, mas por falta de jogadores em sua categoria teve que voltar para Valparaíso. Com sua escola, Davi teve a oportunidade de disputar o estadual de vôlei. A competição ocorreu em Praia Grande (SP).
“Nunca tinha participado de um torneio assim, nós tínhamos até crachá. Foi uma experiência riquíssima, realmente me senti um atleta profissional”, complementou Davi.
Guilherme Montanhez começou no vôlei entre há oito anos, após o convite de uma prima, mas sempre teve paixão pelo esporte. Atualmente, joga por hobby.