Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça (1995-2021), ficou revoltada com o vazamento de fotos do corpo de sua filha durante autópsia no Instituto Médico Legal, após o acidente aéreo que a matou.
De acordo com Ruth, Léo, de 3 anos, filho de Marília com Murilo Huff, já entende o que aconteceu com a cantora. Ela, inclusive, esperou o momento em que ele estivesse afastado para falar sobre o assunto.
“Apesar de o episódio ter acontecido ontem [quinta-feira], eu não me pronunciei ontem por causa do Leozinho. Ela já entende tudo e também já entende quando acontece alguma coisa. A família está chocada com tanta monstruosidade”, declarou ela, em série de vídeos publicados em seu Instagram.
De acordo com o portal Terra a mãe de Marília Mendonça ainda chamou as pessoas que vazaram as fotos da autópsia de monstros e cobrou ações firmes das autoridades: “Esses monstros que fizeram isso não me surpreendem. O que está faltando é lei. Está faltando justiça. A gente precisa que esses delinquentes paguem.”
Ruth Moreira ainda reforçou o pedido para que ninguém reproduza as imagens que foram vazadas e ameaçou quem as compartilhou nas redes. “Não desejo a dor que eu passei, não. Mas, num certo momento da sua vida, você vai lembrar disso que fez… E você vai lembrar de mim. O que a gente planta, a gente colhe.”
A divulgação de imagens do corpo de pessoas mortas pode ser considerada crime de vilipêndio de cadáver, infração que ocorre quando há o desrespeito ao corpo de um morto, que consta no artigo 212 do Código Penal Brasileiro e prevê multa e/ou detenção de um a três anos.
De acordo com informações do JusBrasil, as pessoas que compartilharem as fotos e/ou vídeos de mortos nas redes sociais também podem ser penalizadas. Porém, tudo depende se houve a intenção de degradar a imagem da vítima com a divulgação do conteúdo.