Com um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões e quase quatro anos de obras, o prolongamento da avenida Pompeu de Toledo, em Araçatuba, está perto de ser finalizado. A previsão é que a via seja entregue à população no início de fevereiro de 2023, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.
A obra, que teve início em abril de 2019, tinha previsão de ser concluída em 18 meses, mas sofreu intercorrências no decorrer de sua execução, o que atrasou a finalização. Para a sua conclusão, segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Ernesto Tadeu Consoni, falta apenas a colocação de gradil nas laterais do Córrego Machadinho, que deverá ser finalizado em 20 dias. Depois, a via irá receber a sinalização viária para então ser liberada para o trânsito.
“Nós pedimos que as pessoas ainda não utilizem a via, pois ela ainda não está totalmente pronta. Estamos fazendo o gradeamento, que é um importante item de segurança e depois a Pompeu vai ser toda sinalizada, inclusive com a instalação de semáforos”, afirmou Consoni.
O prolongamento da via passa a ser um marco na história da cidade, possibilitando a criação de um novo corredor de desenvolvimento econômico em Araçatuba, ligando a Pompeu de Toledo até a rodovia Marechal Rondon (SP-300), da rua Sarjob Mendes até a Anhanguera, marginal da Rondon.
O novo anel viário também irá melhorar a mobilidade, desafogando o trânsito na Zona Sul da cidade e facilitando o acesso à Santa Casa de Araçatuba e à Zona Norte. “Araçatuba tem, hoje, 190 mil veículos automotores e 60% deles se dirigem ao centro da cidade. Sem estas vias externas, como a Pompeu, fica uma concentração de veículos muito grande nas vias que não estão preparadas para absorver todo essse trânsito”, ponderou o secretário de Planejamento.
Trabalhos de prolongamento foram divididos em três fases
Os trabalhos de prolongamento da Pompeu de Toledo foram divididos em três fases. A primeira delas foi a canalização de reforço (canal fechado) e a instalação de uma galeria de águas pluviais, uma espécie de “galeria de reforço”, sob a avenida, ao lado do córrego já canalizado e coberto pela Pompeu de Toledo e canteiro central, para melhorar a descida da água do novo canal.
A outra etapa foi a construção do canal aberto, em “U”, entre as ruas Sarjob Mendes/Tupinambás e a rua Anhanguera. Depois, foi feita a pavimentação asfáltica e calçada de concreto, guias e sarjetas, a colocação da sinalização viária horizontal e da iluminação, e agora, o gradil de segurança.
Obra sofreu várias intercorrências que atrasaram sua finalização em três anos
A obra de prolongamento da avenida Pompeu de Toledo teve início em abril de 2019,com previsão de conclusão em 18 meses. No entanto, sofreu várias intercorrências no decorrer de sua execução, o que atrasou a finalização.
Dentre os percalçados enfrentados ao longo de 44 meses de execução, até agora, estão uma ação que tentou barrar a obra; um protesto de ambientalistas por causa de um ninho de um casal de corujas e até peixes mortos que foram jogados no córrego para acusar os trabalhos da obra de crime ambiental – na época, a Prefeitura conseguiu comprovar que os peixes não eram naturais do córrego Machadinho.
A obra também enfrentou problemas com algumas das empresas vencedoras das licitações para a execucação da obra. Em um dos casos, a Prefeitura teve de rescindir o contrato com a empresa até então responsável pela canalização do córrego, que chegou a atrasar os trabalhos em 120 dias. Houve também a desistência de uma das empresas que faria a pavimentação da via, devido ao aumento dos insumos da construção civil e da perda de receita durante a pandemia..
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