Categorias: ARAÇATUBA

Cartório eleitoral de Araçatuba funciona em horário especial nesta quarta-feira

O cartório eleitoral de Araçatuba funciona em horário especial nesta quarta-feira (4), último dia para que os eleitores que tiveram os títulos cancelados regularizem a sua situação para que possam participar das eleições de 2022.

A orientação é para que a regularização seja feita pela internet, mas para atender os excluídos digitais, a Justiça Eleitoral ampliou o horário de atendimento nos cartórios de todo o Estado.

Em Araçatuba, o cartório eleitoral irá funcionar nesta quarta-feira das 9h às 18h. O endereço é Rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, bairro Higienópolis. Nos últimos dias, o movimento de eleitores aumentou 50%.

O agendamento para atendimento está suspenso. Assim, o eleitor será atendido por ordem de chegada.Em Araçatuba, cerca de 10 mil eleitores tiveram os títulos cancelados por não votar nas últimas três eleições.

Atendimento Online

A chefe da 299ª Zona Eleitoral de Araçatuba, Fabiana Camargo de Oliveira Silva destaca que não há a necessidade de ir ao cartório, pois todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis por meio do Atendimento Online do TRE-SP.

“A vantagem de fazer pela internet é que não há fila e o processo é mais rápido. Nossa prioridade é para os excluídos digitais que não conseguem verificar sua situação pelo site, mas todos que comparecerem ao cartório serão atendidos”, afirmou.

Pelo site, é possível solicitar a emissão do primeiro título, revisão, transferência de domicílio, além da regularização da situação eleitoral, emissão e pagamento de multa via PIX. Certidões eleitorais também podem ser emitidas online.

Biometria

Eleitores e eleitoras não precisam fazer a coleta biométrica para poderem votar nas Eleições de 2022. O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia em 2020.

Aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecerem às revisões biométricas obrigatórias realizadas em 2019 poderão votar normalmente nas eleições de 2022. Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Matéria atualizada em 03/05/2022 16:15

Compartilhe