Mais de 10 mil eleitores de Araçatuba tiveram os títulos cancelados por não votar nas três últimas eleições e têm até o dia 4 de maio para regularizar a sua situação e participar das eleições de 2022. A orientação é para que a regularização seja feita pela internet, mas para atender os excluídos digitais, os cartórios irão funcionar em horário especial neste fim de semana.
No sábado (30) e no domingo (1º), o atendimento será das 11h às 18h. O cartório eleitoral de Araçatuba fica na Rua Brigadeiro Luís Antônio, 46, bairro Higienópolis. Nos dias 2, 3 e 4 de maio, o horário de atendimento nos cartórios será das 9h às 18h.
O agendamento para atendimento está suspenso. Assim, o eleitor será atendido por ordem de chegada.
Conforme a chefe da 299ª Zona Eleitoral de Araçatuba, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, houve um aumento de 30% no cartório local, mas ainda está abaixo do esperado, diante do grande número de eleitores que precisam regularizar o título.
A expectativa é de que haja uma grande movimentação nas próximas terça (3) e quarta-feira (4), últimos dias para a regularização.
Atendimento Online
Fabiana frisa, no entanto, que não há a necessidade de ir ao cartório, pois todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis por meio do Atendimento Online do TRE-SP.
“A vantagem de fazer pela internet é que não há fila e o processo é mais rápido. Nossa prioridade é para os excluídos digitais que não conseguem verificar sua situação pelo site, mas todos que comparecerem ao cartório serão atendidos”, afirmou.
Pelo site, é possível solicitar a emissão do primeiro título, revisão, transferência de domicílio, além da regularização da situação eleitoral, emissão e pagamento de multa via PIX. Certidões eleitorais também podem ser emitidas online.
Para mais informações, o eleitor pode entrar em contato com o Núcleo de Atendimento Telefônico ao Eleitor pelo número.
Poupatempo
Outra opção são os postos da Justiça Eleitoral instalados no Poupatempo. O eleitor deve agendar seu atendimento no site do Poupatempo.
Biometria
Eleitores e eleitoras não precisam fazer a coleta biométrica para poderem votar nas Eleições de 2022. O cadastro da biometria está suspenso desde o início da pandemia em 2020.
Aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecerem às revisões biométricas obrigatórias realizadas em 2019 poderão votar normalmente nas eleições de 2022.
Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Todos os direitos são reservados ao RP10, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.