Neste sábado (26 de março), será lançado o livro Por trás de um sorriso – a história de Aline Werneck, uma jovem destemida, sonhadora e vencedora. A obra conta a trajetória de Aline do Nascimento Werneck, uma araçatubense de 36 anos que, ao longo de sua vida, superou uma série de dramas e, hoje, é casada, mãe de dois filhos e bem-sucedida profissionalmente.
A publicação de um livro que contasse suas experiências era um antigo sonho de Aline. Em fevereiro de 2020, ela procurou a Academia Araçatubense de Letras em busca de orientações para a realização desse projeto. Ao conversar com o presidente da instituição, Arnon Gomes, chegou à conclusão de que a produção de uma biografia seria a melhor aposta.
Aline, então, convidou Arnon para escrever a obra. Foram dois anos de trabalhos, em que o autor – jornalista e autor de outras biografias – fez várias entrevistas com a personagem principal do livro e com pessoas que conviveram com ela. Durante o trabalho, o maior desafio foi aliar a veracidade dos fatos a um texto que conseguisse mexer com a emoção do leitor.
Rejeitada ainda no ventre, Aline foi adotada logo que nasceu. Porém, perdeu a mãe precocemente. Ainda criança, perdeu o pai adotivo por motivos até hoje ainda desconhecidos por ela. Anos depois, conheceu o pai biológico, que veio a morrer assassinado. O primeiro casamento durou pouco tempo, pois o marido morreu de câncer. Mas dessa união, nasceu seu primeiro filho, Daniel, hoje com 13 anos e que está à espera de transplante de rim.
Paralelamente a essas dores, Aline começou a trabalhar ainda adolescente e venceu a depressão e dificuldades financeiras. Em 2017, casou-se pela segunda vez, vindo a ter a segunda filha, Bella Valentine.
Após uma série de desafios vencidos, Aline realizou uma série de sonhos. Formou-se pedagoga e tornou-se confeiteira. Tem seu próprio negócio em que divulga suas “artes” feitas com doce em um canal no YouTube. E tão importante quanto essas conquistas: é muito amada por amigos e pela família que a adotou.
O prefácio da obra é assinado pelo médico neurocirurgião Marco Túlio França, que acompanhou alguns dos momentos mais delicados vividos por Aline. Para o autor do livro, esta obra tem um significado especial em sua carreira de escritor. É sua primeira biografia feminina. Antes, ele tinha biografado personalidades masculinas – o jornalista Genilson Senche, o advogado Jorge Napoleão Xavier e o professor Antônio Ramos (o Tuco) – e o jornalista José Hamilton Ribeiro.
Com esta obra, Aline procura inspirar mulheres de todas as idades, mostrando que, na vida, nada é obstáculo para se vencer e sonhos a alcançar.
SERVIÇO
O lançamento do livro, com a presença do autor e da biografada, ocorrerá no próximo dia 26 na Cafeteria Santo Pão – Rua Luís Pereira Barreto, 771, bairro Higienópolis – a partir das 17h. Na oportunidade, Arnon e Aline irão autografar os livros e conversar com o público.