O primeiro bispo diocesano de Araçatuba, Dom José Carlos Castanho de Almeida, morreu na madrugada deste domingo (27), em Sorocaba, aos 91 anos de idade.
O corpo de Dom José Carlos será transladado para Araçatuba, chegando na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida na segunda-feira (28/2) para velório aberto ao público. O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidirá a Santa Missa de exéquias, às 17h. O sepultamento ocorrerá logo após a missa, na cripta da Catedral.
Antes, porém, haverá o velório em Sorocaba, neste domingo, com Santa Missa de corpo presente presidida pelo Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine. O local e o horário ainda não foram definidos.
Dom José Carlos foi bispo na Diocese de Araçatuba de 1994 a 2003, quando se aposentou e foi substituído pelo atual, Dom Sergio Krzywy. Desde a sua aposentadoria, Dom José Carlos vivia em Sorocaba sob os cuidados de um irmão e de médicos, já que vivia numa casa de repouso, mas empre recebia visitas do bispo diocesana e de padres.
O primeiro bispo diocesano de Araçatuba nasceu em Guareí (SP), município da região de Sorocaba, em 14 de junho de 1930. Em 8 de dezembro de 1953, foi ordenado padre. Em 3 de março de 1982, foi nomeado bispo, sendo ordenado em 2 de maio do mesmo ano.
O bispo diocesano, Dom Sergio Krzywy emitiu uma nota de pesar e pediu a unidade e as orações de todos os diocesanos neste momento de luto em nossa Diocese.