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Dia dos Namorados

Procon de Birigui orienta consumidores sobre as compras online

Objetivo é garantir mais segurança nas comparas e evitar aborrecimentos

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

No próximo sábado (12/6) é comemorado o Dia dos Namorados, uma das três datas mais movimentadas do comércio. O Procon de Birigui divulgou algumas orientações para os consumidores observarem no ato das compras online, com o objetivo de garantir mais segurança e evitar aborrecimentos.

Conforme a Fundação Procon-SP, 49% das reclamações registradas pelos consumidores em todo o Estado foram sobre problemas com o comércio online. No ano passado, 301.672 reclamações relacionadas a compras nessa modalidade foram feitas nos canais de atendimento, contra 78.419 em 2019.

“Com a pandemia, houve um crescimento das compras online pela praticidade. Porém, em 2020, quase a metade das queixas foram relacionadas às compras virtuais. Por isso, nossa equipe preparou algumas dicas para fazer compras pela internet com segurança”, disse o chefe de Divisão de Atendimento ao Consumidor do Procon, Nei Campelo Cabral Filho.

Site confiável

A primeira dica da equipe do Procon de Birigui é fazer uma pesquisa de preços e buscar informações para saber se o site da empresa é confiável. Além disso, consultar se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza contato para dúvidas.

É importante também consultar na página do Procon-SP a lista dos sites que não são recomendados pelo órgão. Isso ajuda o consumidor a realizar uma compra mais segura. A lista completa pode ser acessada por meio deste link: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

“O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais”, orientou o chefe de Divisão de Atendimento ao Consumidor.

Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes e mercadoria falsificada. É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de 7 dias da compra ou da entrega. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Mais dicas sobre compras pela internet podem ser consultadas no Guia Comércio Eletrônico do Procon (https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/GuiadeComercioEletronico.pdf). Há orientações também para os empresários, que pode ser acessado pelo link: (https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/Orientacao-para-empresarios-rede-sociais_fev2021.pdf).

SERVIÇO

Em caso de dúvidas ou queixas, o consumidor deve procurar o Procon, que fica na Travessa Princesa Izabel, 72, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Por conta da pandemia, é atendida uma pessoa por vez. Informações pelo telefone (18) 3642-8030 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

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