Oi, o que você está procurando?

Prevenção

Polícia Ambiental e MP fazem operação contra queimadas no Estado de SP

Polícia Ambiental e MP fazem operação contra queimadas no estado

© Ministério Público do Estado de São Paulo

Uma operação deflagrada hoje (10) pelo Ministério Público e a Polícia Ambiental de São Paulo faz vistorias em áreas mais vulneráveis para a ocorrência de queimadas e de incêndios florestais no estado paulista.

Segundo os órgãos, a Operação Huracán tem caráter preventivo e ocorre nesse momento de maior estiagem no estado, em que há mais risco para a ocorrência de queimadas e incêndios. A Operação Huracán ocorre até a próxima quarta-feira (12).

Durante a operação, membros do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e da Polícia Ambiental estão visitando unidades de conservação, áreas de preservação permanente, reservas legais, áreas especialmente protegidas e faixas de domínio de rodovias. A ação conta com o emprego de 450 policiais militares.

O objetivo da operação é analisar os planos preventivos contra incêndio e fiscalizar usinas e áreas de plantio de cana, principalmente as regiões com histórico de incêndios e de maior vulnerabilidade.

Entre as ações previstas na operação estão a orientação dos proprietários e produtores rurais sobre as medidas de prevenção.

O nome da operação, segundo os órgãos, foi uma homenagem ao deus maia Huracán, responsável pelos ventos, as tempestades e o fogo.

A ação da Polícia Ambiental tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com os alertas:

-Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias;
-Não solte balões. Soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98;
-Evite acender fogueiras (não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento);
-Não realize queimadas (quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme;
-Regulamentação legal, solicite autorização prévia à CETESB);
-Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação;
-Não permita que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis;
-Não jogue lixo em terrenos baldios.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!