Oi, o que você está procurando?

Saúde

Morcego encontrado em centro comunitário testa positivo para raiva

Animal foi encontrado no Centro Comunitário do bairro Pinheiros, em Araçatuba, e encaminhado ao Instituto Pasteur, em São Paulo

Imagem Ilustrativa

Um morcego encontrado no Centro Comunitário do bairro Pinheiros, em Araçatuba, teve resultado positivo para raiva, após exames no Instituto Pasteur, de São Paulo.

O animal, da espécie Eptesicus Furinalis, estava morto e não teve contato com moradores. O morcego foi encontrado em setembro do ano passado, mas o resultado positivo para raiva só saiu em janeiro de 2021, por causa da pandemia.

A Vigilância Sanitária realizou o bloqueio vacinal em cães e gatos, além de orientações à população, em uma área de 400 metros ao redor do local onde o animal foi encontrado, segundo a dirigente administrativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rute Mara Floriano Paulino.

A orientação é para que as pessoas não toquem no animal ao se depararem com algum morcego caído ou com comportamento estranho. Nestes casos, o Centro de Controle de Zoonoses deve ser acionado para recolhimento e análise.

A Secretaria de Saúde informou que não tem planos de realizar a vacinação de cães e gatos contra a raiva, pois o Instituto Pasteur disponibiliza vacinas somente para bloqueios de foco (cães e gatos) positivos para raiva e animais em observação contactantes com morcegos.

Em Araçatuba, o último caso de raiva em animais domésticos foi registrado em 2010, em um gato. Em cães, o último registro é de 1996.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!