Oi, o que você está procurando?

Solidariedade

Santa Casa de Araçatuba realiza segunda captação de órgãos do ano

Coração de um jovem de 28 anos que teve morte encefálica seguiu nesta tarde para ser transplantado em paciente que estava na Fila Nacional de Transplantes

A Santa Casa de Araçatuba realizou a sua segunda captação de órgãos do ano. O coração de um jovem de 28 anos que teve morte encefálica seguiu no final da tarde desta terça-feira (13) para ser transplantado em paciente que aguardava na por um órgão na Fila Nacional de Transplantes.

O jovem de 28 anos morava em Andradina e sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) ocorrido em um acidente de trânsito. Em quadro clínico grave, ele foi removido no dia seis para a Santa Casa de Araçatuba. Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, o estado do paciente não evoluiu para melhora.

No domingo (11), foi aberto protocolo para investigação de morte encefálica, que constatou o óbito às 14h58 dessa segunda-feira (12/4).

A família foi comunicada por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba, e autorizou a doação dos órgãos. O hospital segue protocolo nacional e não divulga informações pessoais sobre pacientes doadores e familiares.

Os procedimentos de captação começaram às 14h30 desta terça-feira. O coração foi o primeiro órgão retirado, através de equipe de cirurgiões do Instituto do Coração (INCOR) de São Paulo.

Os rins foram captados por equipe de um hospital de Sorocaba e córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba. A exemplo dos rins, as córneas serão encaminhadas ao Hospital de Base de São José do Rio Preto.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!