Oi, o que você está procurando?

Cultura

Fábrica Festival amplia o acesso ao hip-hop e à cultura urbana

Realizado pela Aruê!, o evento, que irá ocorrer no dia 30 de abril, celebra a cultura hip-hop; todas as apresentações serão transmitidas on-line

Programação é composta por pockets shows, oficinais e podcasts, a partir dos elementos essenciais da cultura do hip-hop, como rimas, break, grafite, beat, produção de zines - Foto: Divulgação

O público araçatubense poderá prestigiar, no dia 30 de abril, a primeira edição do “Fábrica Festival: Experiências em Cultura Urbana”. O evento, que será on-line, conta uma ampla programação composta por pockets shows, oficinais e podcasts a partir dos elementos essenciais da cultura do hip-hop, como rimas, break, grafite, beat, produção
de zines e, inclusive, atividades sobre produção cultural com foco nos profissionais da área.

Durante a programação do evento, que é variada e acessível, busca-se promover, mesmo que on-line, um espaço singular de vivência, cujo objetivo é aprofundar as experiências em cultura urbana e da linguagem do hip hop, abrindo espaço para a experimentação, pesquisa e trocas.

Em sua primeira edição, o Fábrica Festival buscou debruçar-se sobre o intercâmbio entre os agentes culturais junto ao público e na dimensão social transformadora da cultura urbana, sobretudo, o hip-hop. A partir disso, surgiu uma edição concebida, principalmente, como uma plataforma de criação pautada em promover experiências compartilhadas. Tudo isso, pensando em propor ao público formas cotidianas de ser e existir.

A proposta se destaca por sua dedicação em promover o trabalho de 31 profissionais da arte dentro dos movimentos do rap, da cultura urbana e humana com especial atuação na cidade de Araçatuba/SP. “O desenvolvimento de nossa ideia foca na inclusão social e no intercâmbio entre agentes culturais junto ao público apreciador de seus trabalhos.

Toda a programação tem o objetivo de ampliar as possibilidades de acesso aos bens culturais envolvidos nesse
projeto, também por isso todo o material produzido para o Festival Fábrica ficará disponível on-line e gratuitamente mesmo após a realização do evento.”, comentam Alan Alves Barros, ‘O Rueiro’, e André Francisco, ‘MeiaHora’, que ajudaram na organização do Festival, amparados pela equipe técnica da Aruê!, que envolveu oito profissionais do
ramo na produção executiva e comunicação da proposta.

Nesta mesma toada, sete profissionais estiveram envolvidos na captação e edição de filmagens, serviço realizado pela Lalucci Filmes e produção de áudio pela Robson Royal Produções.

O Festival é realizado com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, que através da Aruê! Arte, Cultura e Holismo possibilitou para diversos artistas e profissionais da cultura e economia criativa a oportunidade de receber os recursos da Lei e seguirem trabalhando. A Prefeitura Municipal de Araçatuba e a Secretaria Municipal da Cultura são peça chave na realização deste Festival, uma vez que estão responsáveis pela gestão dos recursos no município.

A infraestrutura de produção executiva e audiovisual proporcionou produtos culturais de primeira qualidade, sendo uma oportunidade singular para os artistas envolvidos e que fazem parte do movimento hip hop no município. O contato com esta realidade foi uma novidade para muitos deles, até então acostumados a atuar literalmente no improviso e desprovidos de recursos técnicos.

Programação

Todo a programação do Festival Fábrica irá ocorrer on-line. A line-up completa pode ser acessada nas páginas oficiais do evento nas redes sociais Facebook e Instagram. A transmissão será pelos canais do Youtube da Aruê! e do Fábrica Festival.

Serviço

“Fábrica Festival: Experiências em Cultura Urbana”
Quando: 30 de abril
Evento on-line:
https://www.youtube.com/channel/UCGeeEok7Sp3my4bee-0oevw
https://www.youtube.com/channel/UC22gfioM4NFyQMj_PwN3iHQ

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
58