Oi, o que você está procurando?

Colapso na saúde

Dona de casa de Araçatuba morre à espera de um leito de hospital

Outros 16 pacientes estão no pronto-socorro municipal à espera de liberação de leitos na Santa Casa, que está com 100% de ocupação

Jane Márcia Pereira Porto tinha 45 anos e estava no pronto-socorro desde quinta-feira (11); ela deixa dois filhos, de 15 e 20 anos

A dona de casa Jane Márcia Pereira Porto, 45 anos, morreu neste sábado (13), no pronto-socorro municipal Aida Vanzo Dolce, em Araçatuba, à espera de um leito de hospital. Com sintomas respiratórios, ela estava com suspeita de Covid-19.

Jane foi levada ao pronto-socorro na quinta-feira (11), quando estava na UBS Covid, no Umuarama, para fazer o exame de diagnóstico da doença e passou mal, sofrendo um desmaio. Lá, foi socorrida e encaminhada à unidade de urgência e emergência, onde permaneceu aguardando a liberação de uma vaga na Santa Casa.

Segundo o gerente de projetos do pronto-socorro, o médico Carlos Mori, a unidade está com 16 pacientes sintomáticos que aguardam transferência para hospital. O PS não utiliza o Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), pois possui a regulação interna via Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Conforme Mori, os pacientes recebem assistência médica e de enfermagem. A unidade possui 13 leitos e 13 poltronas para acomodar os doentes com suspeita ou diagnóstico de Covid. “Ampliamos a retaguarda para pacientes sintomáticos. Porém, já trabalhamos no limite da capacidade, igualmente à Santa Casa”, afirmou. “Mas estamos conjuntamente com todos os departamentos buscando alternativas à toda essa situação”, completou.

Santa Casa

A Santa Casa de Araçatuba está com 100% de ocupação nos 62 leitos de enfermaria, conforme relatório emitido pelo Departamento Regional de Saúde (DRS II), nessa sexta-feira (12).

Na UTI, a situação é ainda pior – com 25 leitos, o hospital está com 26 pacientes, o que equivale a 104% de ocupação. Um dos doentes ocupa um leito de suporte respiratório.

“No pronto-socorro, eles informaram que a minha filha precisava ir para o hospital, mas não tinha vaga e só nos restava esperar. Cadê os leitos? Cadê os respiradores. Dinheiro, tem”, desabafou o pai da dona de casa, o pastor Joaquim Pereira, 67 anos. Jane Márcia tinha 45 anos e deixa um casal de filhos, uma menina de 20 anos e um menino de 15.

UTI

O Governo do Estado anunciou dez novos leitos de UTI para a Santa Casa. No entanto, o secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a expansão dos leitos não tem a mesma velocidade da proliferação do vírus e da contaminação. Não foi dado um prazo para a implantação destes novos leitos.

Enfermaria

A Santa Casa, Prefeitura e Departamento Regional de Saúde (DRS II) também possuem um plano de contingência para utilizar os leitos do Hospital da Mulher como enfermaria que seria gerida pela própria Santa Casa, que não tem mais espaço dentro de suas instalações, pois está com seus 345 leitos clínicos ocupados por doentes com outras patologias. No entanto, também não foi divulgado o prazo em que isso deve acontecer.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
29