Oi, o que você está procurando?

Serviço

Birigui terá serviço de castramóvel para cães e gatos

Serviço será oferecido para animais de moradores de baixa renda do município

Unidade móvel veterinária para castração de animais de pequeno porte possui ambientes apropriados para o procedimento cirúrgico de esterilização - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui implantará, em breve, o Sememov (Serviço Médico Veterinário Móvel) para castração gratuita de cães e gatos de moradores de baixa renda do município. O serviço será oferecido por meio da unidade móvel de castração, também chamada de castramóvel, adquirida pela administração.

Para que o castramóvel seja colocado em funcionamento é obrigatório registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) do Estado de São Paulo. O órgão solicitou correções no projeto inicial e as devidas adequações já foram feitas. Agora é aguardado um novo parecer técnico liberando o serviço na cidade.

“O Sememov é uma unidade móvel veterinária para castração de animais de pequeno porte, com ambientes apropriados para cada atividade que envolve o procedimento cirúrgico de esterilização dos animais”, explicou o diretor de Biossegurança, João Paulo Salatino Lacerda.

Benefícios

O principal objetivo da castração é o controle de natalidade, ou seja, reduzir o número de cães e gatos abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle. A esterilização também influencia diretamente no controle e transmissão de zoonoses, como a leishmaniose visceral americana, doença endêmica no município.

Segundo a chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Sagerato Lobato, com a castração há também diminuição na ocorrência de tumores de mamas e de testículos, de piometrites (infecção uterina), da gravidez psicológica e leva à ausência do cio. Reduz ainda os tumores venéreos transmissíveis (TVT) de cães de ambos os sexos.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!