Oi, o que você está procurando?

debate em araçatuba

OAB, Regional Press, TVC e Band FM se juntam para realização do último debate em Araçatuba

Sete candidatos confirmaram presença. Pelas regras, candidato ausente também poderá ter pergunta direcionada

Uma parceria entre o portal de notícias Regional Press (RP10), TVC (Canal 21 da Claro TV), rádio Band FM e 28ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai viabilizar a realização do último debate com candidatos à prefeitura de Araçatuba antes das eleições municipais. Ao contrário de outros debates, este é o único em que os oito candidatos foram convidados. O debate será na quarta-feira, dia 11, às 20h, com transmissão ao vivo pelo site (www.rp10.com.br), pela página do Regional Press, TVC  e da Band FM no Facebook e também na TVC, canal 21 da Claro TV.

As regras para o debate foram pré-definidas com participação de um integrante da 28ª Subseção da OAB e jornalistas que realizam o debate, além de dois advogados do departamento jurídico do Regional Press. O debate já foi comunicado à Justiça Eleitoral seguindo a legislação vigente. Todos os cuidados em relação ao Covid-19 serão tomados pelos organizadores. A realização será no salão de eventos do MultShop, onde só poderá ter acesso o candidato e um assessor.

Na tarde desta sexta-feira (6) foi realizada a reunião para expor as regras do debate aos participantes, com a participação dos jornalistas Alessandra Nogueira, que será a mediadora, e Fábio Ishizawa, e do representante da OAB, Pedro Chagas. Representantes de sete candidatos estiveram presentes e confirmaram participação no debate, exceto do prefeito Dilador Borges (PSDB), candidato a reeleição.

Estiveram presentes na reunião representantes dos candidatos Cido Saraiva (MDB), Domingos Andorfato (PTB), Filipe Fornari (Podemos), Flávio Salatino (PV), Laine Martins (PTC), Paulo Sanda (PSOL) e Sebastião Júnior (PT). A assessoria de Dilador Borges enviou nota sobre sua não participação (Veja abaixo).

Candidato ausente poderá ter pergunta direcionada

Durante a reunião desta sexta-feira os representantes dos candidatos foram informados sobre as regras e os sete participantes concordaram e assinaram o termo. O debate terá dois diferenciais, será o único em que todos os candidatos foram convidados. Nos outros debates, conforme prevê a legislação, os candidatos Flávio Salatino e Laine Martins não foram convidados.

Candidato ausente também poderá ter questionamento direcionado. Ou seja, nos blocos 2 e 3, de embat e entre candidatos, mesmo estando ausente, poderá ter pergunta direcionada, para que o público possa saber qual pergunta o candidato queria obter uma resposta do adversário ausente. Em seguida será exibida a cadeira vazia e o candidato que fez o questionamento, escolhe outro para responder, e elabora nova pergunta, podendo também ser a mesma que havia direcionado ao ausente.

Pelas regras, o primeiro bloco será de perguntas pré-elaboradas por jornalistas e representantes da sociedade, por meio de sorteio, tanto da pergunta quanto para o candidato que irá responder. Na sequência, um outro candidato vai ser sorteado para comentar a resposta dada pelo adversário.

Nos dois blocos de embate, candidato pergunta para candidato com direito a réplica e tréplica, com tema livre, sendo que cada candidato só poderá responder a uma pergunta, e não pode ser escolhido mais de uma vez. O quarto e último bloco será de considerações finais.

Direito de resposta

Caso algum candidato se sinta prejudicado poderá pedir direito de resposta, cuja análise será feita por uma banca de jornalistas e integrantes da OAB, representada pela presidente em exercício da 28ª Subseção, Lucila Ruriko Koga e pelo coordenador regional de prerrogativas da OAB-SP, Pedro Chagas.

Assessoria de Dilador não confirma participação

A assessoria e Dilador enviou um email agradecendo o convite, justificando que ele participou de outros debates e entrevistas, mas que faltando seis dias para as eleições, ele não poderá participar porque já tinha outros compromissos pré-agendados. A nota é encerrada dizendo que, “Dilador tem a convicção que, através das suas redes sociais, da televisão, rádio e principalmente, através do corpo a corpo diário, transmitiu a população suas propostas para continuar construindo uma nova Araçatuba. Dilador agradece o convite e deseja sucesso ao debate organizado pela rádio Band FM, pois sabe da seriedade e responsabilidade do veículo e dos profissionais que nele atuam perante a população de Araçatuba”.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!