Oi, o que você está procurando?

POLÍTICA

Aos 22 anos, Wesley Monea é o vereador eleito mais jovem da história da Câmara de Araçatuba

O estudante do quarto ano de Direito foi eleito com 650 votos, por meio de uma candidatura coletiva

Aos 22 anos, Wesley Monea (Podemos) é o vereador eleito mais jovem da história da Câmara Municipal de Araçatuba. Até então, o mais jovem era o advogado, jornalista e empresário Genilson Senche, eleito em 1968, aos 24 anos de idade, e falecido no ano de 2001.

Monea é estudante de Direito e coordenador do Movimento Dialogue, que reúne 80 jovens para o debate de temas que interessam à comunidade, sobretudo à da periferia. Recentemente, o grupo questionou a qualidade do transporte público em Araçatuba.

O estudante do quarto ano de Direito foi eleito com 650 votos, por meio de uma candidatura coletiva, se comprometendo a dividir o mandato com o grupo de cidadãos do qual faz parte, embora só ele tenha direito à vaga na Câmara.

Conforme ele, seu mandato vai ser “dividido” com sete pessoas que compõem o Dialogue. “Abrimos um processo seletivo e elas foram escolhidas para representar o movimento junto comigo no Legislativo”, explicou.

Monea disse que o grupo vai participar da tomada de decisões, sempre em conjunto e em consenso, sobre votação de projetos e atuação do vereador, que deverá priorizar políticas públicas voltadas aos jovens e à periferia.

As candidaturas e mandatos coletivos não são regulamentados no Brasil. Na Câmara dos Deputados, há uma proposta de emenda à Constituição da deputada Renata Abreu (Podemos-SP), que prevê a existência de mandato coletivo para vereador, deputados estadual, distrital e federal e senador. A regulamentação deverá ser feita por lei, mas o projeto depende de aprovação no Congresso.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!