Oi, o que você está procurando?

saúde pública

Três equipes da Saúde da Família começam a atender na UPA do Umuarama  

O prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Umuarama, que havia sido transformada em UBS Covid, está ampliando seu atendimento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o dia 13 deste mês, os serviços de atendimento da Unidade Básica de Saúde do Umuarama passaram a ser realizados também no prédio da UPA. Em junho deste ano, o Ministério da Saúde autorizou a utilização do prédio para se transformar em UBS (Unidade Básica de Saúde).

No dia dois de julho, a unidade foi aberta para atendimento de casos de síndrome gripal, atuando como Centro de Atendimento para enfrentamento da Covid-19. Foram oferecidos os serviços de acolhimento com classificação de risco, consultas médicas, realização de exames PCR e teste rápidos em sistema drive thru.

Também estavam disponíveis o atendimento de enfermagem, medicação e observação de casos leves, RX de tórax para controle, subsidiando os demais serviços articulados em R ede de Atenção à Saúde (UBSs e Pronto-Socorro).

Agora, dando continuidade à implementação dos serviços de Atenção Básica naquele local, três equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), passam a atender no local.

A UBS Umuarama era composta por sete equipes ESF. Agora, quatro equipes permanecem com atendimento no prédio da UBS Umuarama e três equipes foram destinadas para o prédio da UBS Umuarama II.

Com espaço mais amplo em ambos os prédios, o fluxo de pacientes ficará mais bem distribuído e os atendimentos à população daquela região serão realizados de forma mais humanizada.

Trabalho

Estarão disponíveis, com isso, em ambos os locais, todos os serviços pertencentes às UBSs, como acolhimento, consultas médicas, consultas de enfermagem, realização de exames, testagem de covid-19, de dengue, HIV e Sífilis. Também estão disponíveis os exames preventivos e encaminhamento para mamografia, acompanhamento de pacientes crônicos.

Os atendimentos como Centro de Enfrentamento Covid-19 continuam a acontecer, com fluxo separado, com toda segurança ao paciente, assim como ocorre nas demais UBSs.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!