Oi, o que você está procurando?

F√Č

Igreja realiza missas para celebrar Nossa Senhora Aparecida, mas suspende barqueata

“A Mãe de Jesus merece dos cristãos um carinho especial", afirma o padre Roberto Teixeira dos Santos

O Dia da Padroeira do Brasil e da Diocese de Ara√ßatuba ser√° marcado pela f√© e a preven√ß√£o. No dia 12 de outubro, as 33 par√≥quias e as duas capelas das 19 cidades do Territ√≥rio Diocesano celebrar√£o Nossa Senhora Aparecida ap√≥s pouco mais de um m√™s do retorno dos fi√©is √†s igrejas para as missas e celebra√ß√Ķes lit√ļrgicas p√ļblicas, ocorrido em 5 de setembro, mediante decreto episcopal.

Entretanto, a observ√Ęncia das preven√ß√Ķes e acessos √†s comunidades se faz necess√°ria. O uso de m√°scaras, √°lcool em gel, medi√ß√£o de temperatura, higieniza√ß√£o dos templos e o distanciamento proposto pelas par√≥quias, em conson√Ęncia com as legisla√ß√Ķes municipais vigentes, se mant√™m. Devido a estes cuidados, alguns eventos marcantes da data foram cancelados ou readaptados.

√Č o caso das tradicionais barqueata e caminhada realizadas anualmente pela Par√≥quia Sant‚ÄôAna, em Ara√ßatuba. Os eventos, que atra√≠am devotos de toda a regi√£o, foram suspensos em respeito √†s normas sanit√°rias por conta da pandemia da Covid-19.

Conforme o p√°roco local, padre Fernando Stanicheschi a decis√£o foi acordada ap√≥s reuni√£o com os organizadores das atividades. ‚ÄúA Par√≥quia Sant‚ÄôAna, em reuni√£o com as equipes respons√°veis pela prepara√ß√£o da programa√ß√£o da festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, comunica o cancelamento das atividades (‚Ķ) Em virtude dos cuidados ainda necess√°rios para evitar a propaga√ß√£o da Covid-19‚ÄĚ, afirma.

Todavia, tanto a paróquia quanto a Capela Santa Rita de Cássia terão a Santa Missa às 9h (confira toda a programação clicando no link ao final desta reportagem).

Cada par√≥quia tem os seus procedimentos e acesso dos fi√©is, conforme as legisla√ß√Ķes municipais e ainda a realidade destes locais. As par√≥quias tamb√©m mant√™m as transmiss√Ķes ao vivo pelas redes sociais e pela plataforma YouTube.

DEVOÇÃO

Segundo o padre Roberto Teixeira dos Santos, vigário da Paróquia Sant’Ana e vigário da Região Pastoral de Araçatuba, a devoção a Nossa Senhora Aparecida é fruto do carinho do cristão transformado em devoção.

‚ÄúA M√£e de Jesus merece dos crist√£os um carinho especial e a devo√ß√£o por ela se¬†manifesta em todos os lugares, venerada sob os mais diferentes t√≠tulos e em muitas igrejas, desde modestas capelas a imponentes santu√°rios. Em nosso pa√≠s, ela √© venerada como Nossa Senhora da Concei√ß√£o Aparecida‚ÄĚ, explica.

Para o sacerdote, a solenidade proporciona a reflexão de Nossa Senhora como instrumento na cooperação da salvação de todos.

‚ÄúMaria n√£o foi instrumento meramente passivo nas m√£os de Deus, mas cooperou na salva√ß√£o dos homens com f√© livre e inteira obedi√™ncia. Sem nada tirar ou diminuir e nada acrescentar √† a√ß√£o daquele que √© o √ļnico mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Maria nos aponta as vias de salva√ß√£o, vias que convergem todas para Cristo, seu Filho, e para a sua obra redentora. Maria nos leva a Cristo‚ÄĚ, conclui.

 

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMA√á√ÉO DE MISSAS DAS PAR√ďQUIAS DA DIOCESE PARA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA (12/10)*.

*Cada par√≥quia possui a sua forma de controle de acesso dos fi√©is devido a pandemia. Consultar a par√≥quia mais pr√≥xima de sua casa para mais informa√ß√Ķes (os telefones est√£o no portal da Diocese)

 Região Pastoral de Araçatuba 

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† PAR√ďQUIA¬†¬† ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†HOR√ĀRIO DA MISSA

 

Catedral Nossa Senhora Aparecida 10h e 19h
Sant’Ana 9h
Capela Santa Rita de C√°ssia 9h
Senhor Bom Jesus da Lapa 20h
Imaculado Coração de Maria 9h
S√£o Francisco e Santa Clara (Pinheiros) 18h
Nossa Senhora de F√°tima 7h30, 9h30 e 19h30
Divino Espírito Santo 8h
S√£o Francisco de Assis (Guanabara) 9h
Santo Ant√īnio 8h30
S√£o Jo√£o Batista e S√£o Judas Tadeu 10h
S√£o Sebasti√£o 9h
Capela S.Domingos S√°vio (Salesiano) 17h

 Região Pastoral de Andradina

 

S√£o Sebasti√£o (Andradina) 17h
Nossa Senhora das Graças (Andradina) 9h e 18h
Capela N.S do Bonfim (N.Independência) 9h
Nossa Senhora Aparecida (Guaraçaí) Missa Solene e Coroação às 8h
São José (Castilho) 10h e 19h

  

Regi√£o Pastoral de Guararapes

 

Imaculada (Guararapes) 7h e 19h
S√£o Pedro (Guararapes) 09h e 18h
São Francisco (Rubiácea) 9h  (17h, Capela Bairro Caramuru)
Nossa Senhora Auxiliadora (Valpara√≠so) 8h30 e 19h30 (Capela N.S. Aparecida) 

Paróquia S.C. de Jesus, Bento de Abreu: 19h

Nossa Senhora Aparecida (Lavínia) 8h e 19h
São João Batista (Mirandópolis) 18h

 

Regi√£o Pastoral de Birigui

 

Imaculada Conceição (Birigui) Missa às 18h na comunidade N.S. Aparecida, do bairro Vila Xavier: 11h (terço)
São Brás (Birigui) Terço às 10h30 e a Missa às 11h
São Benedito e São Cristóvão (Birigui) 7h e 9h
Capela S.C de Jesus (Brejo Alegre) 9h
Santo Ant√īnio (Coroados) Capela Rural Nossa Senhora Aparecida, √†s 10h; 

Par√≥quia Santo Ant√īnio, √†s17:30

Nossa Senhora da Conceição (Bilac) 18h
São Pedro Apóstolo (Gabriel Monteiro) 19h30
São José (Piacatu) 9h
Nossa Senhora das Graças (Santópolis) 9h

 

Os coment√°rios aqui n√£o refletem a opini√£o do site, e s√£o de responsabilidade do autor. O coment√°rio N√ÉO √Č PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!